Reflexão: Liturgia do IV Domingo do Advento, ano B – 20/12/2020

15 de Dezembro de 2020

"Reflexão: Liturgia do IV Domingo do Advento, ano B – 20/12/2020"

A igreja e cada pessoa devem ser casa e escola de comunhão

Na Liturgia deste Domingo, IV do Tempo do Advento, veremos, na 1a Leitura (2 Sm 7,1-5.8b-12.14a.16), que Deus promete preparar um lugar para seu povo, onde todos viverão em segurança e paz. O rei Davi quer construir um templo, pois morava numa casa luxuosa e a Arca da Aliança, sinal da presença de Deus no meio do Povo, estava numa simples tenda, debaixo de uma lona. O profeta Natã recorda a Davi tudo o que Deus realizou por ele e por cada um de nós. Então, lhe diz: "Vai e faz tudo o que tens no coração, porque o Senhor está contigo". Deus lhe promete um filho que garantirá a prosperidade, a paz e a justiça. Essa promessa se concretizará em Jesus que construirá sua Igreja com pedras vivas. Nós somos esta Igreja, Deus realizou grandes feitos por cada um de nós. E nós, o que Lhe retribuímos?

Na 2ª Leitura (Rm 16, 25-27), o Apóstolo Paulo nos lembra que é preciso dar graças a Deus, pois Ele, em Jesus Cristo, nos revelou seus planos de amor. O louvor exprime a alegria da Igreja que já vive o tempo em que se realiza o mistério da salvação.

No Evangelho (Lc 1,26-38), vemos que Deus, na obra da salvação, conta com Maria. Jesus vai contar com os Apóstolos. A Igreja, hoje, conta com cada um de nós. Maria é símbolo dos que creem em Deus e o acolhem em sua Palavra-Verbo. Maria, embora não entenda todo o mistério, a fé a sustenta e o Espírito Santo a socorre. Vejamos:

1º - Como o céu vê Maria?

Maria é escolhida pela esfera divina. O Arcanjo Gabriel entrou onde ela estava e a saudou: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo". Diante da saudação divina, ela disse: “Eis aqui a serva do Senhor”.

2º - Como a terra vê Maria?

Quando Maria visita sua prima Isabel, é proclamada “Mãe do meu Senhor”, ou, quando o Evangelho diz que todas as gerações a chamariam: “Feliz, Bem-Aventurada”, percebe-se que, na própria época, quando alguém, ao ver Jesus, mesmo sem conhecer Maria, exclama: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”.

3º - Como Jesus vê Maria?

Jesus a elogia não pelo parentesco, mas pelo testemunho de fé: “Feliz antes aquela que acreditou que se realizariam as promessas do Senhor”.

4º - Como Maria mesma se vê?

“O Senhor fez em mim maravilhas”. Nas bodas, intercede: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.

5º - Maria é sustentada pela graça de Deus

Maria foi sustentada pela graça de Deus, pois, mesmo perturbada com as palavras do anjo, pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo, então, disse-lhe: "Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus".

6º - Maria é socorrida pelo Espírito Santo

"Como se fará isso, pois não conheço homem algum?” Respondeu-lhe o anjo: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra".

7º - A grandeza e o silêncio de Maria

"Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra".

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.

Pe. Leomar Antonio Montagna

Arquidiocese de Maringá – PR