Reflexão: Natal do Senhor 2020

21 de Dezembro de 2020

"Reflexão: Natal do Senhor 2020"

Jesus veio: nasceu, cresceu, viveu, morreu e ressuscitou por nós. Ele voltará vitorioso, nele nós somos mais que vitoriosos

Na Liturgia do Natal, celebramos a grande Festa do cristianismo, a vinda do Filho de Deus, esperado por todo o povo do Antigo Testamento. Em Jesus, realiza-se a promessa do Pai; em Jesus, a humanidade conhece o jeito de Deus, vê Deus. Jesus é o rosto de Deus, “Quem me vê, vê o Pai, Eu e o Pai somos um”.

No Natal, Deus visita nossa terra, visita nosso mundo, nossa casa, mas, acima de tudo, nosso coração. Jesus vem para nossa salvação, vem anunciar o Reino de Deus. Em Jesus, a humanidade passa a ter novo sentido e a esperança de uma nova vida.

Jesus vem: nasce, cresce, vive, morre e ressuscita por nós. Em sua trajetória terrena, Ele nos ensinou o caminho do bem, o caminho do amor, o caminho da salvação. Ele anuncia, denuncia, mas também propõe os meios para uma vida nova. Essa vida nova é viver como Ele viveu, humilde, obediente ao Pai, numa entrega total, mesmo frente às grandes adversidades e sofrimentos.

Jesus pede ao Pai que afaste a dor, a cruz, o calvário, mas, vendo-se mergulhado no sofrimento, Ele sente o abandono e se dirige ao Pai: “Porque me abandonaste?” Mesmo não tendo sido atendido, Ele continua sua trajetória de fé incondicional e numa entrega total: “Pai, em tuas mãos eu entrego o meu espírito”.

Se Jesus vive a fé absoluta em relação ao Pai, Ele também é fiel à humanidade que o trai, o abandona e o crucifixa. Mesmo sendo vítima da tragédia do pecado de cada um de nós, Ele continua crendo em nós, nos amando e confiando que, em cada um de nós, há uma potência do bem a ser desenvolvida. Jesus crê em nossa superação e transformação, Ele nos perdoa, sua misericórdia é infinita: “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem”. Jesus crê em Deus, mas crê, também, no ser humano. E, assim, Jesus encerra sua vida terrena, morrendo na cruz; mas ressuscita e agora vive em nós.

Cremos que, um dia, Ele voltará Glorioso, isto é, quando o acolhermos plenamente em nossa vida. Quando “Ele for tudo em todos”, então, Ele aparecerá vitorioso na plenitude da vida, como dizia o grande santo e mártir Irineu: “A Glória de Deus são as pessoas plenas de vida”.

Celebrar o Natal é deixar que Jesus viva em nós, a ponto de dizer o que o Apóstolo Paulo disse: “Não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim”.

Desejo Um Feliz, Abençoado e Santo Natal a todos. Que a paz de Deus reine sobre a terra e em cada coração.

Pe. Leomar Antonio Montagna

Arquidiocese de Maringá – PR