Reflexão: Liturgia do XXVIII Domingo do Tempo Comum, ano B – 10/10/2021

04 de Outubro de 2021

"Reflexão: Liturgia do XXVIII Domingo do Tempo Comum, ano B – 10/10/2021"

A Palavra de Deus Julga as Disposições e as Intenções do Coração

Na Liturgia deste Domingo, XXVIII do Tempo Comum, veremos, na 1a Leitura (Sb 7, 7-11), que a sabedoria é contemplada como o maior bem que uma pessoa possa adquirir, acima de todo poder e riqueza. Sabedoria, portanto, é sobressair-se bem frente aos problemas e desafios da vida. Qual é, então, a diferença entre ser inteligente e ser sábio no sentido bíblico? O inteligente pode tirar nota dez em todas as áreas do conhecimento, sistematizar brilhantemente os diversos conteúdos, pode usar da inteligência para ganhar dinheiro, sem necessariamente se comprometer com a ética, a cidadania e o bem comum. O sábio coloca sua inteligência a serviço da vida, do bem, visa, em suas ações, construir um mundo melhor para todos. Neste sentido, sabedoria é encontrar Jesus e imitá-lo. O próprio Jesus constatou que a sabedoria divina é revelada de modo especial entre os pobres e pequeninos e é oculta aos grandes e inteligentes deste mundo.

A 2ª Leitura (Hb 4, 12-13) convida-nos a acolher a Palavra de Deus, pois, só assim, poderemos discernir entre o bem e o mal frente às muitas opções que a sociedade nos oferece. “Sem a palavra de Deus, desorientamo-nos e somos levados por tantas outras ‘palavras’ que o mundo nos oferece, como o apelo ao acúmulo de bens materiais, ao consumismo, à preocupação com o prestígio social, à busca ansiosa do prazer” (Revista Vida Pastoral, nº 305, p. 57). Enfim, é a Palavra de Deus que julga as disposições e as intenções do coração.

No Evangelho (Mc 10, 17-30), vemos uma pessoa rica que se preocupa com a vida eterna e, diante da proposta de Jesus para que partilhe seus bens, retira-se entristecido. Aqui, constatamos que ter bens não é o problema, o problema é o apego absoluto, obstáculo para o seguimento. Seguir Jesus é despojar-se, partilhar, não é ficar sem nada, mas comprometer-se com os mais fragilizados, com o bem comum, com a justiça social, com políticas públicas e projetos políticos que visem à garantia dos direitos básicos de todas as pessoas. Muitas pessoas, hoje, não estão dispostas a partilhar, mas, pior ainda, quando não aceitam a promoção dos pobres, não estão dispostos a conviver com os pobres, destilando até ódio e preconceito contra eles.

A pessoa que se encontrou com Jesus, neste trecho do evangelho, era rica e se apresentava com um ‘bom currículo’, observava os mandamentos, quem sabe, quis até bajular Jesus: “bom mestre”. Jesus o interroga e cita os mandamentos em relação ao próximo e acrescenta: “não defraudes ninguém”, podendo ser uma indicação que muitos bens que ele possuía poderiam ter sido resultado de um roubo legal, isto é, no cumprimento da legislação injusta. Enquanto ele está muito preocupado com a vida eterna para si, Jesus preocupa-se com os seres humanos que, neste mundo, não possuem o necessário para viver.

O Papa Francisco, na Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho), nos diz que a função da Igreja não se reduz a ‘salvar almas’: “a tarefa da evangelização implica e exige uma promoção integral de cada ser humano. Já não se pode afirmar que a religião deve limitar-se ao âmbito privado e serve apenas para preparar as almas para o céu. Sabemos que Deus deseja a felicidade dos seus filhos também nesta terra, embora estejam chamados à plenitude eterna, porque Ele criou todas as coisas ‘para nosso usufruto’ (1 Tm 6, 17), para que todos possam usufruir delas. Por isso, a conversão cristã exige rever especialmente tudo o que diz respeito à ordem social e consecução do bem comum” (EG, 182).

Cristo, hoje, continua a nos chamar: “Vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres. Depois, vem e segue-me!" Continua nos ‘olhando com amor’. Ele conta com cada um de nós para distribuir as riquezas espirituais e materiais que possuímos, também, aos que ainda vivem na miséria religiosa e social.

Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus.

Pe. Leomar Antonio Montagna

Presbítero da Arquidiocese de Maringá – PR