Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv.

Veja abaixo mais detalhes

Image title

Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv., nasceu no dia 21 de agosto de 1951 em Caçapava-SP. Estudou o Ensino Fundamental e Básico no grupo escolar professor Lindolfo Machado, grupo escolar Ruy Barbosa, Ginásio Industrial Estadual de Caçapava e no Seminário Seráfico, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, em Santo André-SP.

O Ensino Médio foi concluído no Seminário Diocesano São José, em Curitiba-PR, e Colégio Estadual Rio Branco, também em Curitiba-PR.

Ainda na capital paranaense, cursou a Faculdade de Filosofia na Universidade Federal do Paraná e no mosteiro São Bento, no Rio de Janeiro. Já a teologia foi dividida entre o mosteiro São Bento e a Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

Dom João foi ordenado padre no dia 21 de abril de 1978. No dia 26 de abril de 2006, foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo, pelo Papa Bento XVI. A ordenação episcopal foi celebrada em 1º de julho de 2006.

A apresentação como Bispo Auxiliar de São Paulo, na Região Episcopal Lapa, ocorreu em 15 de julho de 2006. No dia 24 de novembro de 2010 o Santo Padre, Bento XVI, nomeou Dom João Mamede Bispo de Umuarama, no Paraná.

A celebração de posse foi realizada no dia 12 de fevereiro de 2011.

Em 20 de novembro de 2019, o Papa Francisco nomeou Dom Frei João Mamede Filho, Administrador Apostólico da Arquidiocese de Maringá.

Até que o Sumo Pontífice escolha o novo Arcebispo de Maringá, Dom João Mamede acumula os serviços pastorais na Diocese de Umuarama e na Arquidiocese de Maringá.