Dom Frei Severino Clasen, OFM

Veja abaixo mais detalhes

Dom Frei Severino Clasen, OFM, nasceu em 10 de junho de 1954 em Petrolândia, na Diocese de Rio do Sul (SC), vindo de uma família de três irmãos e quatro irmãs, sendo duas delas religiosas da Congregação das Franciscanas de São José.

Ingressou no Seminário Menor em 1968 em Ituporanga (SC) e tornou-se franciscano ingressando na Província da Imaculada Conceição em janeiro de 1976. Em seguida, fez os estudos de Filosofia e Teologia no Instituto Teológico de Petrópolis e foi ordenado Presbítero em 10 de julho de 1982. Foi Vigário na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Concórdia (SC), de 1982 a 1986 quando foi nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Porto União (SC). Em 1988, Frei Severino foi transferido para São Paulo, para ser animador vocacional da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Trabalhou como Reitor e Pároco do Santuário São Francisco em São Paulo até 2005, quando, em 11 de maio, foi nomeado Bispo pelo Papa Bento XVI para a Diocese de Araçuaí (MG), no Vale do Jequitinhonha.

Frei Severino foi ordenado Bispo por Dom Lorenzo Baldisseri, então Núncio Apostólico no Brasil, no dia 25 de junho de 2005, na cidade de Ituporanga e tomou posse em Araçuaí no dia 10 de julho do mesmo ano, escolhendo como lema episcopal “Acolher e cuidar”.

No dia 11 de maio de 2011 foi eleito Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tendo sido reeleito para um mandato que exerceu até 2019.

No dia 6 de julho de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou para a Diocese de Caçador (SC), tomando posse no dia 4 de setembro do mesmo ano. Em 2019 foi eleito Presidente do Regional Sul 4 da CNBB.

Em 1º de julho de 2020 o Papa Francisco nomeou Dom Severino Clasen Arcebispo Metropolitano de Maringá, no Paraná. Tomo posse dia 15 de agosto de 2020, dia de Nossa Senhora da Glória, em celebração realizada na Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória, às 9h30.

A igreja estava ocupada por aproximadamente 450 pessoas, menos de 30% da capacidade do templo – devido às restrições sanitárias, por causa da pandemia da Covid-19.

Veja, em vídeo, a celebração na íntegra

Confira as fotos da celebração

Homilia de Dom Severino