Memória: “Eu acredito muito na maturidade da nossa gente” (Dom Hélder Câmara em Maringá, 1989)

28 de Outubro de 2014

Memória: “Eu acredito muito na maturidade da nossa gente” (Dom Hélder Câmara em Maringá, 1989)

imagem Memória: “Eu acredito muito na maturidade da nossa gente” (Dom Hélder Câmara em Maringá, 1989)

O arquivo histórico da Arquidiocese de Maringá recuperou um vídeo de 1989 com entrevistas e uma aula de Dom Hélder Câmara na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Naquele ano o fundador da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) veio a Maringá para ser o paraninfo geral dos formandos da UEM e participar de um encontro com as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e as pastorais sociais.

Veja o vídeo aqui

A passagem de Dom Hélder em Maringá se deu no dia 14 de outubro de 1989, cerca de um mês antes das eleições presidenciais. O país vivia a retomada do regime democrático.

Em entrevista coletiva, o religioso foi questionado sobre a decisão da sociedade no processo eleitoral e uma das frases ditas em solo maringaense foi: “Eu acredito muito na maturidade da nossa gente”.

 

Trajetória

Em 1964 Dom Hélder Câmara foi nomeado Arcebispo de Olinda-Recife (PE) até tornar-se emérito em 1985. Durante o regime militar no Brasil, ele se destacou pela sua posição firme contra a ditadura. Fez inúmeras viagens ao exterior onde denunciava a tortura que se praticava no Brasil. A censura chegou a proibir a imprensa de publicar qualquer pronunciamento de Dom Hélder. Faleceu no dia 27 de agosto de 1999.

 

UEM

Na aula proferida na Universidade Estadual de Maringá Dom Hélder falou ao lado do padre Júlio Antônio da Silva e do vice-reitor, professor Manoel Jacó Garcia Gimenes.