Junho, o mês do Sagrado Coração de Jesus

02 de Junho de 2014

Junho, o mês do Sagrado Coração de Jesus

imagem Junho, o mês do Sagrado Coração de Jesus

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e aflitos, e eu vos darei descanso” (Mt., 11, 28).

Jesus pronunciou estas palavras no segundo ano da sua atividade apostolica. Depois do discurso na sinagoga de Cafarnaum sobre a instituição da Eucaristía, Jesus, num momento de profundo lirismo, nos abriu o seu coração indicando-o como nosso refúgio. Este coração foi aberto logo depois da sua morte: “Um soldado colpeou-lhe o lado com uma lança” (Jo., 19, 34) para nos convidar a entrar e saborear as dolçuras da ternura de Jesus.

A devoção ao Sagrado Coração é muito antiga; iniciou desde o seculo XII. O mês de junho é dedicado a este Sagrado Coração porque neste mês se celebra a festa do Coração de Jesus (Neste ano é o dia 7). Esta festa já se celebrava em varias diocéses do mundo (p.e. na França desde o ano 1672). O Papa Pio IX a estendeu para toda a Igreja no dia 23 de agosto do ano 1856. Esta celebração é importante: conduz à essência do cristianismo, à pessoa de Jesus manifestado no mistério mais íntimo do seu ser.

O coração na antiguidade foi sempre considerado como o centro vivo da pessoa, a sede dos sentimentos, dos afetos, do carinho.

A Sagrada Escritura usou este simbolo para expressar o amor de Deus. Deus tem um coração grande: “Eu te amei com amor eterno, por isso conservei para ti o amor” (Jer., 31, 3); “Deus é amor. Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos a vida por meio dele” (I Jo, 4, 8-9). Assim Jesus se transforma em sinal, revelação, a presença entre nos do amor de Deus.

Deus, enviando o seu Filho, materializou este seu amor. Jesus se apresenta como a “imagem (visível) do Deus invisível” (Col, 1, 15): “Ninguém jamais viu a Deus; o Filho único, que é Deus e está na intimidade do Pai, foi quem o deu a conhecer” (Jo., 1, 18).

Se o coração de Jesus é a manifestação do coração de Deus, para compreender Deus a única solução é entrar neste coração aberto de Jesus para descubir a ternura de Deus Pai. Este é o convite que nos já apresentou S. Agostinho: “A entrada é acessível: Cristo é a porta. Também pra você foi aberta a porta quando o lado de Jesus foi aberto com uma lança… Daqui escolhe para donde você possa entrar” (Discurso 311, 3,3).

A ferida era a porta, agora aberta, o coração a meta, o santuário recóndito donde encontrar o amor e, por conseguência, oferecer-se a ele.

Se os Padres da Igreja (Justino, Ireneu, Cipriano, Ambrósio, Agostinho) nos apresentaram o coração de Jesus como a sede da ternura e do carinho de Deus Pai, Orígenes e outros teólogos (especiamente Pedro Damiani e Pedro Canisio) nos apresentaram o mesmo Coração como a fonte da verdade e o santuário da eterna sabedoria. Não por nada Jesus no Oriente é chamado de Sofía, isto é ‘a sabedoria eterna de Deus’.

Aproveitando o simbolismo do coração a intenção é prestar o culto à pessoa mesma de Cristo. São João Eudes (1601-1680) foi o primeiro apostolo do culto aos Sagrados corações de Jesus e de Maria.

O convite de Jesus: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e aflitos, e eu vos darei descanso” manifesta todos os sentimentos de Jesus para conosco. Jesus compreende a nossa fraqueza e nos convida a entrar no seu coração, isto é, a recorrer a Ele, fonte de misericórdia, para encontrar um refugio tranquilo e seguro. A religião se transforma em um ato de amor, num abandono confiado na ternura de Jesus-Deus. Assim a devoção ao Sagrado Coração de Jesus se manifesta como a raiz e o fundamento das outras devoções. Jesus nos convida a permanecer no seu amor: “Permanecei em mim… Permanecei no meu amor” (Jo., 15, 4 e 9). Deste modo os dois corações: o nosso e o de Jesus se encontram e o nosso é transformado no coração de Jesus.

Para celebrar o centenario desta festa, o Papa Pio XII escreveu uma Carta Encíclica, Haurietis Aquas (Sobre o culto do Sagrado Coração de Jesus, 15 de maio de 1956).

Nesta o Papa diz: “À vista de tantos males que, hoje como nunca, transformaram profundamente os individuos, as famílias, as nações e o mundo interiro, encontramos um remédio eficaz no culto augustíssimo do Coração de Jesus, para satisfazer as necessidades atuais da Igreja e do gênero humano” (n. 70).

O mesmo Pio XII encorajou a consagração das famílias ao Sagrado Coração de Jesus. Em um discurso aos esposos (5 de junho de 1940), Ele assim falou: “Nas revelações plenas de amor… Nosso Senhor prometeu que ‘onde quer que a imagem deste Coração fôr exposta para ser honrada, ela alí atrairá toda sorte de bênçãos’. Confiantes na palavra divina, vós podeis portanto conservar em vossa moradia a imagem do Sagrado Coração com as honras que a Ele são devidas… Cumpre portanto que a imagem do Coração seja exposta e honrada na vossa casa. Exposta e honrada: isto quer dizer que esta imagem não deve somente velar sobre vosso repouso, em um quarto privado, mas ter tida lealmente em honra… Em uma palavra, o Sagrado Coração é honrado devidamente em uma casa, quando aí é por todos e por cada um reconhecido como Rei de amor; o que se exprime dizendo que a família foi a Ele consagrada. O Coração de Jesus se empenhou em colmar de graças especiais aqueles que em total modo se derem a Ele. Mas quem se consagra deve também cumprir as obrigações que derivam de tal ato. Longe portanto dela tudo o que contrastaria o Sagrado Coração: prazeres perigosos, infidelidades, intemperança, revistas, a licença com a lei moral, qualquer forma de injustiça”.

Assim o culto ao Sagrado Coração de Jesus se transforma em uma benção para as famílias.

Fonte: zenit.org