10 de Fevereiro de 2018

"Quarta-feira de Cinzas: Horários de Missa na Catedral de Maringá"

Quarta-feira de Cinzas (14), primeiro dia de Quaresma, haverá quatro celebrações com o rito da bênção e a imposição das cinzas na Catedral de Maringá.

As celebrações serão às 7h,12h,15h e 19h30. A Santa Missa das 19h30 será presidida pelo Arcebispo Dom Anuar Battisti. Os horários das celebrações nas demais comunidades paroquiais da Arquidiocese de Maringá podem ser verificados em cada paróquia.

“Porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos” (Mt 24, 12). Por ocasião da Quaresma 2018, o Santo Padre, o Papa Francisco, escreveu a seguinte mensagem https://goo.gl/queSRe

O que é Quarta-feira de Cinzas?

É um princípio da Quaresma; um dia especialmente penitencial, em que se manifesta o desejo pessoal de conversão a Deus. Quando as pessoas vão aos templos em que se impõem as cinzas, se expressa com humildade e sinceridade de coração, que o ser humano deseja se converter e crer de verdade no Evangelho.

Quando teve origem a prática das cinzas?

A origem da imposição da cinza pertence à estrutura da penitência canônica. Começou a ser obrigatória para toda a comunidade cristã a partir do século X. A liturgia atual conserva os elementos tradicionais: imposição da cinza e jejum.

Quando se abençoa e se impõem as cinzas?

A bênção e a imposição das cinzas tem lugar dentro da Missa, após a homilia; embora em circunstâncias especiais, se pode fazer dentro de uma celebração da Palavra. As formas de imposição das cinzas se inspiram na Escritura: Gn, 3, 19 e Mc 1, 15.

De onde provém a cinza?

A cinza procede dos ramos abençoados no Domingo da Paixão do Senhor, do ano anterior, seguindo um costume que se remonta ao século XII. A forma de bênção faz relação à condição pecadora de quem a recebeu.

Qual é o simbolismo da cinza?

Condição fraca do homem, que caminha para a morte;

Situação pecadora do homem;

Oração e súplica ardente para que o Senhor os ajude; Ressurreição, já que o homem está destinado a participar no triunfo de Cristo.