05 de Outubro de 2018

"Dom Geraldo Lyrio Rocha conduz Retiro dos Presbíteros da Arquidiocese de Maringá"

Entre os dias 1º e 4 de outubro, no Recanto Pascal, estiveram reunidos aproximadamente 40 padres da Arquidiocese de Maringá para o retiro espiritual conduzido por Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo emérito de Mariana – MG.

O retiro espiritual é uma das atividades promovidas pela Pastoral Presbiteral, visando ser um momento de renovação da vocação presbiteral, encontro pessoal com Jesus Cristo, convivência com os demais irmãos no presbitério, revigorando o ânimo para retomar com todo o vigor as atividades pastorais a que cada um se dedica.

Anualmente, a Arquidiocese de Maringá possibilita dois retiros espirituais aos padres. Neste, tivemos a alegria de contar com a presença e partilha de Dom Geraldo Lyrio Rocha. A temática central foi Vida e Ministério dos Presbíteros à luz do Magistério da Igreja.

Em sua orientação, Dom Geraldo destacou aspectos fundamentais na vida do presbítero: a missão de ensinar (profeta); a missão de santificar (sacerdote); a missão de apascentar o rebanho do Senhor (pastor); a comunhão presbiteral como fonte de vida para o ministro ordenado e seu ministério; e, por fim, o chamado à santidade.

Recordando aspectos fundamentais da Ordenação Presbiteral, Dom Geraldo, conduziu a uma profunda reflexão sobre como está o entusiasmo pela missão, pelo desejo de doar-se ao Reino, de não se deixar abater pelos desafios do mundo de hoje, mas buscar sempre no Senhor a razão da alegria.

Houve ainda, uma noite de espiritualidade mariana, adoração ao Santíssimo Sacramento, e celebração penitencial, na qual todos tiveram a oportunidade de se confessar e receber a absolvição dos pecados.

Um verdadeiro tempo de graça, onde cada padre pôde reabastecer as forças para retornar repletos de alegria e entusiasmo à missão que aguarda nas comunidades.

Nossa gratidão a Deus por essa oportunidade. Nossa gratidão a Dom Geraldo Lyrio Rocha, por sua sabedoria e espiritualidade. E pedimos a todos, rezem por nós padres, a fim de que não nos falte amor e entusiasmo em nossa vida pastoral e espiritual.

Pe. Neri Dione Squisati

Coordenador da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Maringá-PR