18 de Outubro de 2018

"Pastoral do Surdo: Maringá sedia Encontro de Intérpretes Católicos do Regional Sul II"

De 19 a 21 de outubro Maringá será sede do XVI Encontro de Intérpretes Católicos do Regional Sul II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – a Igreja Católica no Paraná. O Tema do encontro será “Ação Evangelizadora” como o lema “Somos uma Igreja em saída, peregrina no anúncio do Reino de Deus”.

O evento será realizado no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Glória - Rua Dom Helder Pessoa Câmara, 410.

A Pastoral do Surdo é uma ação da Igreja Católica que tem como princípio e fundamentação no próprio projeto de vida e da pessoa de Jesus Cristo relatada no texto de Marcos 7, 32-35.

Anunciar Jesus Cristo às Comunidades de Surdos, presentes nos Regionais do Brasil através dos agentes de evangelização (catequistas e coordenadores);

Possibilitar aos surdos um espaço dentro da Igreja Católica, assumindo diversos serviços e de ministérios;

Dar testemunho de vida cristã dentro da Comunidade, buscando eliminar o preconceito, o individualismo e a discriminação, presente ainda hoje nas famílias, nas escolas, no mundo do trabalho e nas Igrejas;

Conhecer os meios de comunicação do surdo, particularmente a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), instrumento e mediação do diálogo com os outros e com Deus;

Respeitar a identidade e a cultura dos surdos brasileiros e de outras comunidades de surdos do mundo, a fim de valorizar a vida e todas as suas potencialidades.