20 de Novembro de 2018

"Observatório Social de Maringá no Texto Base da Campanha da Fraternidade"

O Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, participou na manhã desta terça-feira (20) da posse do conselho de administração e do conselho fiscal da Sociedade Eticamente Responsável e do Observatório Social de Maringá.

A Sociedade Eticamente Responsável (SER) é uma associação sem fins econômicos e sem vinculação partidária que visa valorizar a atuação cidadã e a ética na gestão pública.

A SER foi oficialmente criada no dia 27 de março de 2004, por lideranças de diversos setores da sociedade civil maringaense e representações de instituições dedicadas a garantir e promover a maior participação da sociedade no controle da Gestão Pública. A Igreja Católica apoiou a criação da SER e a primeira presidente foi uma religiosa, Irmã Cecília Inês Ferrazza.

Já o Observatório Social de Maringá foi o primeiro a criar métodos de trabalho que possibilitassem a análise técnica e criteriosa das informações sobre o uso dos recursos públicos, acompanhando os gastos da Administração de forma organizada e eficiente. Hoje o modelo é replicado em várias cidades do Brasil.

A entidade possui 14 anos de existência, já passou por 07 gestões e gerou, até o final do ano de 2017, um proveito econômico total de mais de 124 milhões de reais, para as Administrações observadas.

Em sua fala, Dom Anuar destacou que o exemplo de Maringá foi reconhecido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e será mencionado no Texto Base da Campanha da Fraternidade 2019.

“O Observatório Social de Maringá é modelo para o Brasil e o Texto Base da Campanha da Fraternidade traz uma página sobre esta experiência. Todas as dioceses vão conhecer e estudar este projeto que nasceu em nossa cidade”.

O tema da CF 2019 será “Fraternidade e políticas públicas”.

Confira os nomes dos integrantes do conselho de administração e conselho fiscal da Sociedade Eticamente Responsável e do Observatório Social de Maringá:

Presidente:

Giuliana Maria Delfino Pinheiro Lenza