24 de Julho de 2014

"Arquidiocese de Maringá se organiza para implantar Pastoral da Educação"

imagem Arquidiocese de Maringá se organiza para implantar Pastoral da Educação

Promover, articular e organizar ações evangelizadoras no mundo da educação, compreendido como pessoas, instituições e ambientes relacionados à educação, com a finalidade de ser sinal do Reino de Deus e de construir um ser humano fraterno, livre, justo, consciente, comprometido e ético. Esta é a proposta da Pastoral da Educação na Igreja Católica. 

Em Maringá a coordenação da Ação Evangelizadora realizará reunião para implantar a pastoral em âmbito arquidiocesano no dia 02 de agosto (sábado) às 14h no Colégio Regina Mundi.

De acordo com o padre Luiz Knupp, “podem participar pessoas envolvidas na educação ou que tenham boa vontade em colaborar com o projeto”. Todas as paróquias são convidadas a encaminhar representantes para que se tornem articuladores da pastoral.

 

Objetivos Específicos da Pastoral da Educação:

Promover a formação cristã dos agentes da Pastoral da Educação na esfera da fé, da metodologia, da práxis e da celebração.

Incentivar os educadores católicos para o protagonismo no processo de evangelização na esfera da educação.
Estimular a comunicação entre a comunidade eclesial e o mundo da educação em busca de melhores relações fraternas que contemplem a inclusão e o desenvolvimento de todos.

Ser sinal e fermento do Reino de Deus nos ambientes educativos.

Fortalecer a dimensão ecumênica, dialogando com as diferentes denominações, culturas e tradições religiosas.
Aprofundar a formação na fé dos educadores católicos nos mais diversos níveis.

Incentivar a atuação cristã nos diversos processos educacionais: Meios de Comunicação Social, Instituições Educativas, Escolas, Família, Agremiações.