10 de Julho de 2014

"Paróquias vão receber Semana Vocacional de 13 a 20 de julho"

imagem Paróquias vão receber Semana Vocacional de 13 a 20 de julho

Atividades serão realizadas em 11 paróquias da Arquidiocese de Maringá

Nós, seminaristas da Arquidiocese de Maringá realizaremos a Semana Vocacional 2014, de 13 a 20 de julho, em onze paróquias da Arquidiocese de Maringá. Trinta e um seminaristas, nas três etapas de formação; respectivamente: propedêutico (9), filosofia (12) e teologia (10), dos quais, nessa semana, participarão apenas vinte e seis, pois, dois – do 3º ano de teologia – estarão em missão na nossa paróquia irmã de Cerejeira-RO e, outros três, um de cada etapa, estarão participando da OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil), na cidade de Cornélio Procópio-PR.

As paróquias que nos receberão para o nosso trabalho são: Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio, Santo Expedito, São Judas Tadeu e Nossa Senhora de Lourdes, Santa Isabel, Santa Paulina, Santa Maria Goretti, São Miguel Arcanjo, Nossa Senhora do Rosário (Floresta), Nossa Senhora das Graças (Itambé) e Santa Rosa de Lima (Distrito de Iguatemi).

O nosso objetivo, nas paróquias, consiste em animar a vocação por meio de encontros com as famílias e com os jovens; dinâmicas e brincadeiras com as crianças e adolescentes; visitação aos colégios. Tudo para despertar o ‘seguimento de Cristo que marca a existência humana’. Visa fortalecer a “decisão de colocar-se como discípulo missionário de Cristo, em comunhão com todos os fiéis, a serviço do Reino de Deus e de sua justiça” (DFPIB, n. 48).

Ao longo do ano realizamos duas semanas vocacionais; uma no mês de julho e a outra no mês de dezembro. Além da animação vocacional, damos atenção aos enfermos das comunidades que nos acolhem, buscando dar “no próprio exercício da caridade pastoral o vínculo da perfeição sacerdotal, que conduz à unidade de vida e ação” (PO, 14). Nossos trabalhos estão em sintonia com o desafio “de viver na Igreja a paixão que norteia a vida de Jesus Cristo, fonte de graça, justiça, paz e amor. Por esse Reino, o Senhor deu a vida” (DGAE 2008-2010, n. 46).

Lembrando as palavras do Papa Francisco aos seminaristas, noviços e noviças: “ao chamar-vos, Deus diz-vos: ‘Tu és importante para mim, eu amo-te, conto contigo’. Jesus diz isto a cada um de nós! Disto nasce a alegria! A alegria do momento no qual Jesus olhou para mim. Compreender e sentir isto é o segredo da nossa alegria. Sentir-se amado por Deus, sentir que para Ele nós não somos números, mas pessoas; e sentir que é Ele que nos chama”. Queridos jovens, Deus te chama a desempenhar um trabalho em nossa Arquidiocese! Seja como liderança leiga, presbíteros, ou à vida religiosa/consagrada!

Por fim, repetindo incansavelmente o provérbio a que, frequentemente, citamos nas missas vocacionais: “Vocação é um chamado de Deus a serviço dos irmãos!”

Gerson Bris Siqueira
Seminarista do Segundo Ano de Teologia