04 de Junho de 2014

"Paróquia Santo Antônio prepara festividades do padroeiro em Maringá"

imagem Paróquia Santo Antônio prepara festividades do padroeiro em Maringá

O mês de junho é especial para todos nós que temos Santo Antônio como nosso padroeiro. É um mês em que nos revestimos de uma alegria contagiante, de uma vibração que entusiasma, de uma fé que encoraja a todos para que prossigam a caminhada cristã com ardor e ânimo missionário. Em nossa Paróquia, tudo isso é motivado pela comemoração da memória de Santo Antônio neste mês.

Conhecido por sua fama de casamenteiro e pelos diversos milagres realizados por sua intercessão – tanto em vida quanto depois de morto –, o Santo é um dos que mais possui devotos no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas de Nossa Senhora Aparecida. Para termos uma ideia de sua popularidade, só no Brasil, Santo Antônio é padroeiro de 84 cidades e de 550 igrejas.

A vida desse grande homem está envolta em uma constelação de milagres e fatos prodigiosos: são curas, profecias, bilocações, exorcismos e até ressurreições. Muitos desses prodígios teriam acontecido durante sua vida e outros, em uma cadeia incontável, após sua morte. Dentre tantos milagres, um grande número foi imortalizado por artistas famosos e populares em obras de arte.

Podemos destacar, por exemplo, a pregação aos peixes em Rímini, o coração do avarento encontrado no cofre, a mula em adoração diante do Santíssimo, o recém-nascido que fala em favor da mãe inocente, o pé decepado que o Santo reintegra à perna daquele que o perdera, etc.

Em vista de tantos sinais e favores da graça de Deus que Antônio ia espalhando por onde passava, em poucos meses depois da morte do incansável frade, um documento assinado pelo Bispo diocesano e pelos professores da Universidade de Pádua, já é apresentado ao papa Gregório IX pedindo a canonização daquele que já era considerado santo em vida.

A fama de tantos milagres constitui um dos incentivos mais fortes ao culto de Santo Antônio. Um antigo sermonista tentou interpretar esses prodígios sob o prisma da simbolização. Para esse estudioso, cada milagre teria um conteúdo simbólico.

Assim, no caso da criança afogada que o Santo recupera, afirma-se o poder de sua intercessão para devolver a vida do espírito a quem a perdeu; no caso da barca naufragada que Antônio socorre, fala-se do poder que ele tem para fazer emergir do pecado os que nele naufragaram. E assim por diante.

Para celebrar as festividades de seu padroeiro, nossa Paróquia está realizando, desde o dia 01, a Trezena de Santo Antônio. No próximo dia 13, celebraremos missa solene às 19h e, em seguida, terá início a 16ª edição da Festa de Santo Antônio (confira a programação no cartaz). Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3029-2055.

Com grande alegria, convidamos toda a comunidade Maringaense e também das cidades vizinhas para festejar conosco. Sejam todos muito bem vindos e que Deus, por intercessão de Santo Antônio, os abençoe!

Padre Sandro Ferreira
Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua em Maringá-PR

Programação: De 13 a 15 de junho de 2014

Sexta-feira (13 de junho): santa missa às 19h; abertura da festa com fogos e dança de quadrilha.

Sábado (14 de junho): santa missa às 18h30; dança de quadrilha; grupo Fogança e show com Banda Capella.

Domingo (15 de junho): às benção do bolo de Santo Antônio; santa missa às 7h30, 10h30 e 18h30; venda do bolo de Santo Antônio a partir das 7h30; show de prêmios às 14h30; dança de quadrilha às 20h30.