21 de Fevereiro de 2017

"Arquidiocese de Maringá marca presença em Encontro Estadual de Comunicação"

Os comunicadores paranaenses foram recebidos no Centro Diocesano de Formação Dom Eliseu Simões Mendes, em Campo Mourão/Paraná, nos dias 18 e 19 de fevereiro. O Encontro foi marcado por momentos de partilha, apresentação de trabalhos concretos, discussões relacionadas aos desafios próprios da Pastoral, cujos objetivos são, além de trocar experiências, apontar e discutir novos caminhos para a comunicação católica, seja no Estado ou em âmbito nacional.

A Arquidiocese de Maringá enviou 05 representantes que atuam nas paróquias e/ou meios de comunicação: Fabiana Ferreira (Coordenadora Arquidiocesana da Pascom e jornalista da Revista Maringá Missão); Honeide Lima, Gabriel Henrique R. Postai e Adriana Vieira (Agentes da Pascom Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e São Judas Tadeu) e Rui (Diretor da Rádio Comunitária São Francisco FM).

A coordenadora arquidiocesana da Pascom destaca que esses momentos são muito ricos, visto que as experiências partilhadas motivam a caminhada de todos: “Às vezes pensamos que a insistência na caminhada é um tempo perdido, porém quando ouvimos e vemos tantos serviços sendo realizados, notamos que temos uma Igreja muito bem servida de pessoas comprometidas com a evangelização através dos meios de comunicação e assim, cada um fazendo um pouco, o trabalho se torna grande e frutuoso”, comenta.

Para o coordenador da Pastoral da Comunicação no Regional Sul II, jornalista Jorge Teles dos Passos o Encontro incentiva e motiva os trabalhos para os próximos meses de 2017 nos direcionando e focando nos interesses da Igreja. Já Dom Antônio Wagner da Silva, bispo da diocese de Guarapuava e referencial para a comunicação no Paraná, salientou que a cada Encontro de Comunicação é plantada uma semente, onde cada um se responsabiliza em regá-la para que ela não morra. “Mesmo que seja uma gotinha de cada vez, precisamos regar esta planta, estas ideias, para que tudo vingue e dê bons frutos. A comunicação no Regional Sul 2 vem crescendo muito nos últimos anos, mas sabemos que temos um longo caminho a percorrer. É preciso regar sempre esta semente e mantê-la protegida dos contratempos”, advertiu Dom Wagner.

Das 18 dioceses que compõem o Regional Sul II da CNBB, 13 estiveram representadas por 55 comunicadores católicos. De acordo com o Secretário Executivo do Regional Sul 2 da CNBB, padre Mário Spaki o número de pessoas demonstra o quanto o trabalho está crescendo a cada encontro. Para o sacerdote a comunicação da Igreja Católica é de extrema importância para se chegar às pessoas, seja na evangelização ou assuntos da sociedade. “Somos seres comunicadores e em cada Encontro Estadual, eu percebo que há uma grande evolução. Todo este esforço, nos mostra com clareza que está valendo a pena e estamos no caminho certo”, avaliou padre Mario.

Formação

No sábado, 18 de fevereiro as atividades se concentraram em dois momentos: 1. Formação em Fotografia Religiosa – O curso foi ministrado por representantes da Agência Adora que é especializada em Comunicação Católica. Os palestrantes discursaram sobre a importância de se “pensar a fotografia/imagem como um objeto de evangelização” – um novo olhar sobre a forma de fotografar nas paróquias buscando mais espiritualidade nas imagens.

2. Após a participação na celebração da Santa Missa houve a partilha de experiências, onde as dioceses, por meio de seus comunicadores expõem e apresentam os trabalhos que estão sendo realizados no âmbito da comunicação.

No domingo, 19, posteriormente a um momento de espiritualidade representantes da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Curitiba, fizeram o lançamento oficial do Segundo Mutirão de Comunicação paranaense (Muticom) que será realizado na Capital do Estado de 07 a 09 de julho, cujas inscrições já estão abertas.

Outro grande passo alcançado já na conclusão do Encontro foi a possibilidade de implantação de um portal de notícias envolvendo a Rede Rádios Católicas do Paraná/RCR – no ato da votação 08 rádios se dispuseram a criar a RCR/PR, que se construirá  através de notícias das Arqui/dioceses.

O próximo Encontro será realizado na diocese de Palmas/Francisco Beltrão em fevereiro de 2018.

Fabiana Ferreira /Pascom Arquidiocese de Maringá