20 de Março de 2017

"Agentes se reúnem para estudar Diretório de Comunicação"

A Pastoral da Comunicação/Pascom da Arquidiocese de Maringá realizou no dia 18 de março uma Formação Arquidiocesana oferecendo um estudo sobre o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil – Documento 99 da CNBB. A formação aconteceu na Paróquia São Francisco de Assis em Maringá com a participação de aproximadamente 50 agentes de várias pastorais, movimentos, serviços e organismos, visto que o Documento 99 destina-se aos responsáveis pela formulação e pela condução das práticas de comunicação nos diferentes âmbitos da vida eclesial e nas relações da Igreja com a sociedade, portanto se estende para toda a comunidade.

A atividade estava prevista no 24° Plano da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Maringá, que será lançado no dia 30 de abril deste ano e visa o Projeto de Criação da Pastoral da Comunicação em todas as paróquias, assim inúmeras outras formações e encontros para discutir o tema.

Os participantes vieram de várias paróquias de Maringá e região e puderam se manifestar com perguntas e dúvidas sobre o Documento –  O ministrante do estudo foi o seminarista do 2° ano de Teologia Vinícius Alves Martins, que é capacitado por meio de formação oferecida pela TV Século 21.

O Documento 99

O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil tem como objetivo motivá-lo a atualizar e aprofundar os conhecimentos e referências, tanto de seus pastores quanto de seus fiéis sobre a natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial, nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade, tendo presentes as mudanças pelas quais o mundo vem passando, entre as quais se encontra o avanço acelerado das tecnologias.  O Diretório destina-se não somente aos agentes da Pascom, mas aos responsáveis pela formulação ou condução das práticas de comunicação nas ações da Igreja.

O documento é composto por dez capítulos e motiva a Igreja a ampliar suas relações com a comunidade humana, visando uma "cultura do encontro", como foi proposto pelo Papa Francisco. Um caminho já apontado pelo Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965), através do Decreto Inter Mirífica (1963): 1- Comunicação e Igreja em um mundo em mudanças; 2-Teologia da Comunicação; 3-Comunicação e vivência da fé; 4-Ética e comunicação; 5-O protagonismo dos leigos na comunicação evangelizadora; 6-Igreja e mídia; 7- Igreja e mídias digitais; 8-Políticas de Comunicação; 9-Educar para a comunicação; 10-Comunicação na Igreja: atuação da Pascom.

Pascom Arquidiocese de Maringá

Facebook: Pascom Arquidiocese de Maringá