21 de Outubro de 2018

"Juventude, tenha fé"

Hoje celebramos do Dia Nacional da Juventude. A data surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. A Igreja assumiu esta data para dialogar e vivenciar a nossa fé com a juventude católica. Em Maringá, todos os jovens estão convidados para o DNJ que será realizado a partir das 15h no Colégio Marista, com uma extensa programação.

Domingo passado, escrevi neste espaço sobre a juventude. Retomo hoje com o histórico de um dos mais novos santos da Igreja, Núncio Sulprizio, canonizado dia 14 de outubro, pelo Papa Francisco no Vaticano.

Núncio nasceu em 13 de abril de 1817, na província italiana de Pescara. Com seis anos de idade ficou órfão de pai e mãe e foi confiado aos cuidados da sua avó materna. Com ela, começou a frequentar Jesus na Eucaristia e a invocar a Santíssima Virgem.

Com o falecimento da sua avó, Núncio foi viver com um tio, que o ensinou a profissão de ferreiro. No entanto, o trabalho duro e os maus-tratos, aos quais seu tio o submetia, o fizeram adoecer.  Acometido por uma tuberculose óssea, transferiu-se para Nápoles, onde ficou internado no Hospital. Ali, recebeu a Primeira Comunhão tão desejada.

A doença degenerou-se rapidamente, tanto que, em 5 de maio de 1836, Núncio Sulprício entregou sua alma a Deus, com apenas 19 anos de idade.

Em 1890, o Papa Leão XIII decretou as virtudes heroicas de Núncio Sulprício, propondo-a como modelo para os jovens. Em 1º de dezembro de 1963, Paulo VI presidiu à sua Beatificação.

Com esta história, quero motivar os jovens a terem fé. A santidade é para todos nós. Deus tem o melhor para cada jovem. Em nosso Brasil, com milhões de desalentados, precisamos retomar as forças com esperança e com a “alegria do Evangelho”. Enquanto muitos jovens querem ir embora para outros países, devemos dizer: “jovem, o Brasil é o seu país”. Assim como o Brasil é o seu país, também digo: “A Igreja é sua”. Seja Igreja, viva a Igreja, em Igreja, com a Igreja.

Que Nossa Senhora Aparecida ilumine a juventude brasileira e proteja os jovens que morrem vítimas da violência, da criminalidade, do tráfico. São Núncio Sulprício, rogai pelo nossa juventude. Unidos na oração, pedimos a luz do Espírito Santo sobre o Sínodo que concluirá os trabalhos no próximo domingo. Com o tema: “Juventude, Fé, discernimento e vocação”, os participantes em clima de oração e  partilha, oferecem ao Papa elementos para que ele posso escrever o documento final para a Igreja Católica.

Neste domingo também celebramos o dia mundial das missões e a coleta missionária. Todas as igrejas do mundo se solidarizam com o trabalho missionário em outras nações, através da oração e da ajuda financeira. “Ide e anunciai o evangelho a todas as nações”. Esse é o mandato de Jesus para todos nós.

Dom Anuar Battisti