02 de Dezembro de 2018

"Advento: Tempo de deixar-nos surpreender"

O Papa Francisco, ao falar do tempo do Advento, destacou que a preparação para o Natal é um convite a deixar-se surpreender por Deus e a não depender de nossas seguranças. Neste tempo do Advento, somos chamados a ampliar o horizonte do nosso coração, a nos deixarmos surpreender pela vida que se apresenta a cada dia com suas novidades. Para isso, disse o Papa, “é preciso, aprender a não depender das nossas seguranças, dos nossos esquemas consolidados, porque o Senhor vem na hora que não imaginamos. O Advento vem para nos conduzir a uma dimensão mais bonita e maior”.

“Esse tempo único é um convite à sobriedade, a não se deixar dominar pelas coisas deste mundo, pelas realidades materiais. Não se trata de preocupar-se com enfeites, presentes, comidas e regalias, com viagens, entrando no mundo do consumismo, sem deixar-se surpreender pelo menino, pobre e humilde da gruta de Belém. Não se trata de não fazer, mas saber governar nossos excessos, com a virtude da sobriedade. Todo o exagero leva ao pecado, e nos anestesia diante dos mais necessitados”.

Esse tempo do advento nos chama para refazer em nós um caminho de preparação espiritual, um recomeçar revendo nossa própria vida, colocando nossa existência na perspectiva do seguimento de Jesus. Nossa missão é ser discípulo do único Mestre que nos garante um final feliz. Esse tempo nos chama para o encontro da família, seja com a novena, como com a chegada de parentes de longe ou de perto, para reatar os laços. É o tempo da Cultura do Encontro.

Também é tempo de acolher e estar com os idosos. Não podemos concordar com o anúncio: “Deixe seu idoso bem cuidado conosco e desfrute das festas natalinas”. Padre Reginaldo Manzotti fez um forte protesto que viralisou nas redes sociais. “Os idosos não são produto, não são objeto que devem ser guardados longe do convívio da família”, disse o padre. A sociedade moderna está caminhando cada vez mais para o descarte das pessoas que perderam a utilidade. Nós, como povo de Deus, temos que testemunhar o contrário.

Natal é a festa da vida, de nos surpreender com gestos de amor e carinho, de perdão e amizade, de aconchego e solidariedade, que ficará para sempre. “Eis o tempo da conversão, eis o dia da salvação”. Não vamos perder tempo atrás das coisas que passam, esquecendo-nos de Deus. Advento é tempo das surpresas de Deus, da espera. Deus abençoe você e sua família!

Dom Anuar Battisti