Reflexão litúrgica: sexta-feira, 21/07/2023 – 15ª Semana do Tempo Comum

20 de Julho de 2023

"Reflexão litúrgica: sexta-feira, 21/07/2023 – 15ª Semana do Tempo Comum"

GUARDAR E SANTIFICAR O DIA DO SENHOR 

Na Liturgia desta sexta-feira, XV Semana do Tempo Comum, vemos na 1ª Leitura (Ex 11,10-12,14) que a Páscoa era, primitivamente, uma festa primaveril, um ritual realizado por pastores nômades, mas que, com o êxodo, adquiriu um novo significado: a Páscoa será lembrança perpétua do Deus vivo que, para libertar o povo, derrota o opressor e seus ídolos, será o memorial, comemoração, da passagem da escravidão do Egito à liberdade. Assim, a Páscoa dos judeus quer ser o início de uma nova ordem das coisas, baseada na partilha, na preservação da vida e no memorial dos grandes feitos de Deus. Assumida pelos cristãos como festa principal, a Páscoa será a lembrança permanente de que Deus liberta seu povo de todo mal, por meio de Jesus Cristo, novo cordeiro pascal e nosso salvador. 

No Evangelho (Mt 12,1-8), vemos que, para os fariseus, os discípulos de Jesus cometeram duas infrações: apropriaram-se do que não lhes pertencia, e fizeram isso em dia de sábado. Jesus recorre às Escrituras e a um entendimento do sentido do sábado para mostrar que, diante da fome, tudo se torna secundário. A vida humana está acima de qualquer lei ou estrutura. Jesus reage com indignação e tristeza diante dos que resistem ao seu ensinamento e a sua prática, então mostra até onde vai sua exigência de que a lei do sábado esteja a serviço da vida. Diante disso, os grupos dominantes precisam destruir essa novidade que os ameaça em seu poder e decretam uma sentença de morte; até os partidos que eram inimigos entre si reúnem-se para planejar a morte desse profeta: afinal, ele está destruindo a ideia de religião e sociedade que eles tinham. 

Hoje, nós cristãos celebramos o Dia do Senhor num domingo, porque foi num domingo que Cristo venceu todas as forças do mal e ressuscitou. 

Para maiores esclarecimentos sobre o Domingo, Dia do Senhor, recomendo a leitura da Carta Apostólica "Dies Domini" (O Dia do Senhor), sobre a santificação do Domingo, do Papa São João Paulo II publicada em 31/05/1998. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá - PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi - PR