Reflexão litúrgica: terça-feira, 19/12/2023, 3ª Semana do Advento

18 de Dezembro de 2023

"Reflexão litúrgica: terça-feira, 19/12/2023, 3ª Semana do Advento"

CADA PESSOA É UM DOM DE DEUS PARA FAZER A DIFERENÇA NO UNIVERSO, DIFERENÇA PARA MELHOR 

Na Liturgia desta terça-feira, 3ª Semana do Advento, na 1ª Leitura (Jz 13,2-7.24-25a), vemos que o personagem que nascerá (Sansão), anunciado por um anjo, será um dom de Deus ao povo eleito. Deus manifesta sua força e onipotência pela escolha de instrumentos frágeis ou incapazes (esterilidade da mãe de Sansão). O menino consagrado a Deus desde o seio materno, exercerá a função de salvador do povo eleito. O quadro descrito pelo livro dos Juízes faz apenas continuar o esboço da teologia da salvação e torna-se a profecia da realidade salvífica que terá no Redentor sua plena realização. 

No Evangelho (Lc 1,5-25), vemos que o nascimento extraordinário de João Batista tem não raros paralelos no Antigo Testamento e prepara a anunciação de outro nascimento, não só extraordinário, mas sobrenatural, divino: o nascimento de Jesus. Por sua incerteza na fé, Zacarias ficará mudo; Maria ao contrário, ante o grande anúncio, encontra a força de oferecer-se a Deus, como humilde, mas livre instrumento a serviço do seu plano de salvação. 

Zacarias e Isabel vivem a vergonha de serem idosos e não terrem filhos. Mas é a eles que o olhar de Deus se volta: deles nascerá o profeta que vai dar fim ao tempo das promessas e preparar os caminhos do Messias libertador de todos os povos. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá - PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi - PR