Reflexão litúrgica: quarta-feira, 20/12/2023, 3ª Semana do Advento

19 de Dezembro de 2023

"Reflexão litúrgica: quarta-feira, 20/12/2023, 3ª Semana do Advento"

AS PROMESSAS DE DEUS SE REALIZAM COM A CONTRIBUIÇÃO HUMANA 

Na Liturgia desta quarta-feira, 3ª Semana do Advento, na 1ª Leitura (Is 7,10-14), vemos que o profeta interpreta a vinda do Messias como ato de fidelidade de Deus às suas promessas, apesar da infidelidade do povo e de seus líderes. Diante do fracasso da dinastia, o profeta anuncia com esperança: o Senhor fará ressurgir da casa de Davi um rei melhor, e este acontecimento trará a paz a Jerusalém e ao mundo inteiro. 

No Evangelho (Lc 1,26-38), vemos que a anunciação do anjo a Maria é o cumprimento da promessa feita por Deus a Davi; além disso, com referência a Jacó, pretende-se ver em Jesus a realização de todas as promessas. O texto recorda que Jesus está na linha davídica por meio de José, ao passo que no diálogo entre Maria e o anjo se descobre o cumprimento, como em Mt 1,23 de que uma virgem, permanecendo virgem, dará à luz um filho. A realização das promessas em Jesus é obra exclusiva de Deus e não do ser humano, embora não se dê sem o concurso humano representado aqui pela aceitação de Maria. 

Maria é a representante da comunidade dos que esperam pela libertação. Dela nasce Jesus Messias, o Filho de Deus. O fato de Maria conceber sem ainda estar morando com José indica que o nascimento do Messias é obra da intervenção de Deus. Aquele que vai iniciar nova história surge dentro da história de maneira totalmente nova. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá - PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi - PR