Reflexão litúrgica: quinta-feira, 21/12/2023, 3ª Semana do Advento

20 de Dezembro de 2023

"Reflexão litúrgica: quinta-feira, 21/12/2023, 3ª Semana do Advento"

GRATIDÃO AO SENHOR QUE FEZ E FAZ MARAVILHAS EM CADA UM DE NÓS 

Na Liturgia desta quinta-feira, 3ª Semana do Advento, na 1ª Leitura (Ct 2,8-14), vemos que após uma ausência sentida como inverno, o amado procura a amada, despertando como a primavera, toda a vida e beleza do amor. 

Vemos, também na Leitura de Sf 3,14-18a, que a Comunidade de volta do exílio inicia uma nova história na qual o próprio Deus estará no meio do povo, como Salvador: “Alegra-te de todo o coração, cidade de Jerusalém, não tenhas medo, Sião. O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, como poderoso Salvador". 

O profeta Sofonias alerta, agora, nesta nova história (Nova Humanidade): cada um deve observar como edifica a sua vida. Assim como cada cristão, hoje, deve edificar sua vida no fundamento que é Jesus Cristo: “Cada um olha como edifica, pois, quanto ao fundamento, ninguém pode ter outro senão aquele que está posto, que é Jesus Cristo” (1Cor 3, 11). 

No Evangelho (Lc 1,39-45), vemos que Maria é proclamada feliz e bendita porque soube ouvir a voz de Deus e cumprir sua vontade. Maria enxerga o que o ‘outro’ precisa, é solidária, faz de sua visita um dom de proximidade e ternura. “Foi às pressas” para se colocar à serviço e “permaneceu” o tempo necessário para edificação do Projeto de Deus. 

Enfim, Maria é a habitação viva de Deus no meio dos seres humanos, é a portadora da presença divina que salva. Maria levou Jesus em seu seio, nós devemos levá-lo em nosso coração. Com Maria, chegaremos até Belém. 

Peçamos a graça de Deus e a presença do Espírito Santo em nossa vida: 

“Ó Senhor, ternura e paz, por meio de Jesus, viestes encontrar o mais profundo de nossa humanidade. Dai-nos a graça de aceitar a parte pobre de nós mesmos e de acolher os irmãos com suas contradições e fragilidades, para que possamos viver em nós mesmos e na relação com as pessoas a expectativa de um novo parto de salvação e testemunhar ao mundo que Ele já está bem perto. Por Cristo, nosso Senhor. Amém”. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá - PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Sarandi - PR