Reflexão litúrgica: sexta-feira, 19/01/2024, 2ª Semana do Tempo Comum

18 de Janeiro de 2024

"Reflexão litúrgica: sexta-feira, 19/01/2024, 2ª Semana do Tempo Comum"

PARA QUEBRAR A ESPIRAL DA VIOLÊNCIA, PARA ROMPER A CADEIA DO ÓDIO, SÓ HÁ UM MEIO: O PERDÃO 

Na Liturgia desta sexta-feira, 2ª Semana do Tempo Comum, na 1ª Leitura (1Sm 24,3-21), vemos que em uma gruta, Davi poderia matar Saul; é estimulado a isto até pelos seus, que lhe afirmam ter sido Deus quem colocara Saul em suas mãos; seu coração generoso, porém, o impede de fazê-lo: Como posso matar o meu rei, o Ungido do Senhor?” Diante de tanta bondade, abranda-se a perfídia e o ciúme de Saul; grita, chora, maldiz os que o atiçaram contra Davi, e ele próprio compreende que tal gesto é um sinal claro da futura e definitiva realeza de Davi sobre Israel. 

Para quebrar a espiral da violência, para romper a cadeia do ódio, só há um meio: o perdão. O perdão é a vitória de Deus: muitos fatos da história dão prova disto; a história da salvação é uma história de perdão. Mas é também a vitória do ser humano: renunciando à vingança, à desforra, e, por vezes, até a uma reivindicação justa, removemos o motivo da ira e a necessidade de fazer justiça. A Igreja e os cristãos devem ser no mundo promotores da paz, devem criar um clima de reconciliação, intercâmbio e fraternidade em todos os níveis. Não há relacionamento humano, por mais leve que seja, que não possa ser melhorado pelo perdão. É quase inútil recordar que na medida em que perdoamos os outros é que seremos perdoados. 

No Evangelho (Mc 3,13-19), vemos que dentre a multidão e os discípulos Jesus escolhe doze. Um pequeno grupo que será o começo de novo povo. A missão desse grupo compreende três atitudes: comprometer-se com Jesus (estar com Ele) para anunciar o Reino (pregar), libertando as pessoas de tudo aquilo que as escraviza e aliena (expulsar os demônios). 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá - PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças - Sarandi - PR