Reflexão Litúrgica: Quarta-feira, 08/05/2024, VI Semana da Páscoa

07 de Maio de 2024

"Reflexão Litúrgica: Quarta-feira, 08/05/2024, VI Semana da Páscoa"

A VERDADE VENCERÁ, POIS, O ESPÍRITO SANTO NOS GUIARÁ PARA TODA A VERDADE 

Na Liturgia desta quarta-feira da VI Semana da Páscoa, vemos, na 1ª Leitura (At 17,15.22-18,1), que o apóstolo Paulo é modelo de evangelizador, se faz “Judeu com os judeus e Grego com os gregos”, passa da sinagoga à praça pública. O ponto de partida de sua pregação é sempre a realidade temporal, de situações pontuais “Ao Deus desconhecido”, mas o ponto de chegada é o anúncio da salvação em Cristo ressuscitado e o consequente convite à conversão. 

Este texto nos apresenta um grave desafio de ontem e de hoje: Como evangelizar uma cultura que tem discurso intelectual tão elaborado e refinado como a civilização grega? Paulo faz um esforço de adaptação à mentalidade dos ouvintes, demonstra simpatia, é interessado e está a par do pensamento religioso deles, cita seus autores e poetas, enfim Paulo apresenta uma tentativa de inculturação da mensagem cristã sempre no esforço de levar os ouvintes ao Deus vivo e verdadeiro. Apesar da brilhante pregação, o êxito não parece brilhante, só alguns se convertem. 

Decepcionado em Atenas, Paulo vai na próxima cidade, Corinto, lá ele muda o método, compreende que o êxito na evangelização não está na eloquência de suas palavras, mas no testemunho de vida e na confiança que é a graça e a sabedoria divina que tocam os corações: 

"Eu me apresentei em vosso meio num estado de fraqueza, de desassossego e de temor. A minha palavra e a minha pregação longe estavam da eloquência persuasiva da sabedoria; eram, antes, uma demonstração do Espírito e do poder divino, para que vossa fé não se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder que vem de Deus" (1Cor 1,3-5).  

No Evangelho (Jo 16,12-15), vemos que a ação reveladora do Espírito Santo continuará a obra de Jesus. O Espírito Paráclito será, pois, seu substituto, quando Jesus retornar ao Pai. Exercerá uma dupla ação: guiar para toda a verdade; fazer compreender o que o próprio Jesus havia dito. Assim, a ação do Espírito é dirigida quer ao futuro, quer ao passado, para continuar e compreender a revelação e a salvação em Jesus. 

A assistência do Espírito é orientação para a plenitude da verdade e é também estímulo para uma compreensão sempre nova e criativa, para uma fidelidade de leitura e interpretação que evite toda aventurosa acomodação humana. 

A presença do Espírito Santo na vida da Igreja não acontece apenas para consolação e conforto espiritual. É por meio dele que a comunidade terá o entendimento a respeito do mundo e das realidades de pecado e morte que existem nele. E o mais importante: a comunidade assumirá como sua tarefa a denúncia dessas situações, indo até as raízes delas para desmascará-las. 


Boa reflexão e que possamos produzir muitos frutos para o Reino de Deus. 


Pe. Leomar Antonio Montagna 

Presbítero da Arquidiocese de Maringá – PR 

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Sarandi – PR