Comitê 9840: Denúncias podem ser feitas pelo aplicativo “Voto Legal”

29 de Agosto de 2018

Comitê 9840: Denúncias podem ser feitas pelo aplicativo “Voto Legal”

O Conselho de Leigos da Arquidiocese de Maringá e a OAB Maringá lançaram na manhã dessa terça-feira (28) o Comitê 9840, de combate à corrupção eleitoral. O evento foi realizado no auditório Dona Guilhermina e contou com a presença de dezenas de pessoas, a maior parte estudantes do ensino médio.

Este ano, as denúncias de crimes eleitorais poderão ser feitas pelo aplicativo “Voto Legal” lançado pela OAB Paraná. A ferramenta, que permite que qualquer cidadão denuncie irregularidades eleitorais, é gratuita e está disponível no Google Play e no App Store, possibilitando que as denúncias sejam feitas de forma pública ou anônima, com a inserção de texto, vídeo, áudio ou foto.

Cartilha de Orientação Política

Durante o lançamento doComitê 9840, também houve a apresentação da Cartilha de Orientação Política - Os cristãos e as eleições 2018 – organizada pelo Regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Alunos do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) encenaram a peça “Pro Seu Governo”. O grupo fará 120 apresentações teatrais nas escolas estaduais e nas paróquias da Arquidiocese de Maringá, com o objetivo de promover o debate sobre o voto consciente.

O projeto “Pro Seu Governo” é uma ação prática resultante do projeto “Participação e Cidadania no Mundo Urbanizado”, que consta no 24° Plano da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Maringá. A iniciativa conta com o apoio do Núcleo Regional de Educação e da UEM.


Veja em vídeo os discursos feitos durante o evento https://bit.ly/2BWd6uA

Aqui, veja a apresentação da peça “Pro Seu Governo” https://bit.ly/2N2rDcq