Frei maringaense se encontra com o Papa Francisco

08 de Novembro de 2018

Frei maringaense se encontra com o Papa Francisco

O frei maringaense, Afonso Lamberti Obici, se encontrou com o Papa Francisco no Vaticano, na segunda-feira (05 de outubro). Ele participou da audiência do Santo Padre com o bispo do Óbidos (PA), Dom Bernardo Bahlmann, que apresentou ao pontífice o projeto “Barco/Navio Hospital Papa Francisco”.

Frei Afonsso pertence à Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. Ele nasceu em Maringá, filho de de José Zaitum Obici e Rosa Lamberti Obici. Dentista, decidiu ser missionário e cuidar dos pobres.

Projeto de navio hospital na Amazônia, no Estado do Pará, emociona o papa Francisco

Em outubro 2019, a Amazônia vai estar no centro das atenções da Igreja com a realização do Sínodo da Amazônia, que terá como tema: “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

O objetivo central deste sínodo, segundo Francisco, é “encontrar novos caminhos para a evangelização daquela porção do Povo de Deus, sobretudo dos indígenas, muitas vezes esquecidos e sem a perspectiva de um futuro, também por causa da crise da floresta amazônica, pulmão de importância fundamental para nosso planeta”.

O papa tem demonstrado preocupação com essa região e com quem nela vive. Em audiência no dia 5 de outubro, Francisco se emocionou ao receber o bispo do Óbidos (PA), dom Bernardo Bahlmann, que apresentou ao pontífice o projeto “Barco/Navio Hospital Papa Francisco”, um vídeo de cinco minutos e uma maquete do projeto.

Em entrevista ao Vatican News, o bispo de Óbidos disse que o papa ficou muito feliz com o projeto. “Ele ficou comovido, muito feliz com esse projeto tão importante e saudou todos os povos da Amazônia. Ele está contente, esperançoso e grato por esse momento especial”, ressaltou

Dom Bernardo Bahlmann, explica que o “Barco/Navio Hospital Papa Francisco” é um projeto “ousado” e que vai percorrer mil quilômetros do Rio Amazonas, no Estado do Pará, oferecendo atendimento médico a mil comunidades ribeirinhas em 12 municípios, num total de cerca de 700 mil pessoas. Os atendimentos devem começar a ser realizados em fevereiro de 2019.

“Esse projeto vai levar para as pessoas uma garantia maior de poder ter um atendimento médico e assim tentar melhorar a situação da saúde das pessoas da nossa região”, disse.

A finalidade é levar saúde às comunidades ribeirinhas na região amazônica e atuar na prevenção do câncer, com a realização de exames e triagem para pesquisas em parceria com as Universidades nas patologias de maior incidência na região.

De acordo com o Vatican News, o projeto foi solicitado pelo próprio Pontífice quando visitou o Hospital administrado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus no Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude de 2013. Foi então que o Papa perguntou ao Frei Francisco Belotti se eles estavam presentes na Amazônia, encorajando um projeto naquela região.

Toda essa movimentação também gira em torno da preocupação da Igreja com a Amazônia. O documento pré sinodal, diz que a selva amazônica, de vital importância para o planeta Terra, passa por uma profunda crise, devido uma prolongada intervenção humana na qual predomina a cultura do descarte (LS 16) e a mentalidade extrativista.

Ainda segundo o documento, a Amazônia, uma região com rica biodiversidade, é multiétnica, pluricultural e plurirreligiosa, um espelho de toda a humanidade que, em defesa da vida, exige mudanças estruturais e pessoais de todos os seres humanos, dos Estados e da Igreja.

Com Vatican News