Professor de química, jovem de Maringá fará missão na Angola

24 de Janeiro de 2019

Professor de química, jovem de Maringá fará missão na Angola

Professor Denis Henrique Loures, de 33 anos, embarca nesta quinta-feira (24) para Angola, em missão. Missa de envio foi celebrada domingo, 20 de janeiro, na paróquia São José Operário, em Maringá. Veja em vídeo, aqui https://bit.ly/2UeZzSP

Veja reportagem da Canção Nova

Uma Experiência Missionária

“Leva-me aonde os homens, necessitem tua palavra, necessitem de força de viver...”

Meu nome é Denis Henrique Loures, tenho 33 anos, e vou relatar um pouquinho da minha vida missionária. Hoje morador de Maringá, participo há mais de 3 anos da paróquia São José Operário na mesma Arquidiocese, e desde de 2016 atuo como catequista e coordenador de liturgia e espiritualidade paroquial da catequese.

Foi ali que comecei a intensificar ainda mais minha vida cristã. Em 2017 fui convidado a participar do Movimento de Jovens Renascer, que na Arquidiocese atua em nove paróquias, seis paróquias da Diocese de Apucarana e uma paróquia da Arquidiocese de Londrina.

E foi através do Renascer, que em Novembro de 2017 na Jornada Renascer da Juventude (JRJ) realizada no distrito de Iguatemi, que conheci a pessoa do padre Toninho, assessor da Juventude da CNBB. Em uma palestra ministrada por ele na JRJ conheci o programa dos Salesianos de Jovens Missionários na Angola. O programa coordenado e dirigido pelos Salesianos de São Paulo em parceria com o setor Juventude da CNBB consiste em mandar jovens missionários para Angola, para desenvolver uma profissão e evangelizar.

Os Salesianos estão há mais de 25 anos realizando missões pelo mundo, e há muitos anos na África. Isso dá um suporte muito grande, e uma estrutura de missão evangelizadora já montada, o que traz muita segurança e mostra a competência do trabalho desenvolvido.

Por ser um projeto de jovens profissionais, tem como um dos pré-requisitos ter uma graduação completa para desenvolver na missão junto com a evangelização, uma profissão.

Como profissional, sou Licenciado em Química e Mestre em Química Analítica pela Universidade Estadual de Maringá, e atuo como professor de química há mais de dez anos.

Como missionário, participei da Missão ao Amazonas, visitando a cidade de Apuí – AM, onde está localizada a Paróquia São Sebastião, pertencente à Diocese de Humaitá, entre os dias 01/07/18 e 15/07/18. Lá prestei serviços missionários de visitação às comunidades carentes e rurais, além de serviços pastorais como formação para catequistas, catequizandos, coroinhas e grupos de jovens.

Juntando todos esses pré-requisitos, e conhecendo o projeto dos Salesianos, resolvi me inscrever no programa. Foi ai que comecei a me preparar ainda mais para essa nova etapa, fazendo cursos oferecidos pela Canção Nova, aumentando minha vivencia missionária na minha Arquidiocese, como ajuda e formações em outras paróquias, e buscando cada vez mais viver a evangelização.

Concluído esse processo de preparação, sempre acompanhado pelo Pe. Toninho, finalizamos as últimas etapas no dia 15/01/19 com a missa de envio no Instituto Salesiano de São Paulo, celebrada por D. Vilson Basso, Bispo da Diocese de Imperatriz no Maranhão e Presidente da Comissão Episcopal e Pastoral para Juventude da CNBB, na qual foi me entregue a Cruz de missionário e a bíblia, dado a benção para a missão e realizado o envio.

No dia 20 de janeiro foi celebrada a missa de envio na Arquidiocese de Maringá, na paróquia São José.

Neste dia 24/01/19 embarco para Luanda, capital da Angola, no continente Africano. Lá em Angola ficarei por um ano (até janeiro de 2020) seguindo o cronograma preparado pelos padres de lá, e trabalhando e caminhando conforme a necessidade da região, sempre acompanhado pelos padres salesianos que lá residem, e que se representam pelos padres Santiago e Victor, brasileiros missionários a muitos anos em Angola.

Em solo angolano, de acordo com a necessidade de cada região, vou ministrar cursos para a formação e aperfeiçoamento de professores e profissionais de química. Sempre levando em conjunto a isso, a missão de evangelizar e mostrar o Amor de Deus e Jesus por cada um de seus filhos.

Ser missionário é se doar, se entregar, levar a formação, o conhecimento, a evangelização, mas acima de tudo, levar o amor. E é com essa missão que vou, com essa expectativa de levar o amor. Mas acima de tudo, sabendo que o maior beneficiado será eu mesmo, que voltarei muito mais abastecido desse amor divino. Tenho a certeza de que a experiência de vida e espiritual será um marco em minha vida.

Denis Henrique Loures

Missionário da Arquidiocese de Maringá