Inscrições abertas para a Escola de Cultura, Fé e Política

26 de Fevereiro de 2019

Inscrições abertas para a Escola de Cultura, Fé e Política

Estão abertas as inscrições para a Escola de Cultura, Fé e Política da Arquidiocese de Maringá. Elas podem ser feitas pelo site www.aras.org.br ou pelo telefone (44) 3263-4887. As aulas começam dia 13 de março, sempre às quartas-feiras das 20h às 22h30, no Centro Pastoral Arquidiocesano (CEPA).

O QUE É?

A Escola de Cultura, Fé e Política é um es­paço de debate e reflexão sobre temas que compõem o cotidiano da nossa sociedade na relação teórico-prática. É um projeto que, en­tendendo a política como promotora do bem comum, contribui com a formação dos sujeitos eclesiais e sociais, por meio de uma reflexão bíblica, teológica, filosófica e sociológica.

QUAL É O OBJETIVO DA ESCOLA?

A Escola visa contribuir para a formação da/o cidadã/o, seja ela/e cristã/o ou não, capacitando-a para exercer sua cidadania junto às comunidades, pastorais, movimentos e organizações, colaborando assim para a construção da sociedade do Bem-viver.

ESPECIFICAMENTE, O QUE SE PRETENDE?

Fomentar espaços de debate e reflexão crítica nas relações da cultura, fé e política para o fortalecimento de princípios e valores humanos.

Contribuir na formação de assessores\as e lideranças para o protagonismo e fortalecimento das comunidades, pastorais e movimentos sociais e populares.

Reconhecer os vários espaços das funções públicas, eletivas ou não, no campo da política partidária ou das organizações comunitárias, no exercício da cidadania e do bem comum como ferramenta para a construção da sociedade do Bem-viver;

Integrar o ensino, a pesquisa e a extensão com as demandas sociais por meio do comprometimento dos participantes do curso em atividades que desenvolvam o local e\ou a região.

MÓDULOS - TEMAS TRABALHADOS NO 1º ANO

1º - Relações entre Cultura, Fé e Política na Bíblia;

2º - Igreja e Sociedade I: Do Início do Cristia­nismo ao Surgimento da Doutrina Social da Igreja;

3º - Igreja e Sociedade II: Introdução à Doutri­na Social da Igreja;

4º - A Organização Social da Igreja no Brasil;

5º - Organização Política e Movimentos Sociais no Brasil;

6º - Modelo econômico, reestruturação produtiva e o mundo do trabalho;

7º - Mídia, Direito e Sociedade - Participação cidadã;

8º - O Papel da Leiga e do Leigo na Igreja e na Sociedade;

*** Todos os módulos são ministrados por pro­fessores (as) graduados (as), com formação nes­sas áreas de conhecimentos, podendo ter títulos de Especialização, Mestrado e\ou Doutorado.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CURSO

Carga Horária: 96 horas (presenciais)

Dia de aula: quartas-feiras

Horário: das 20h às 22h30.

Duração: O Curso está dividido em duas etapas de um ano cada.

Período: De março à novembro (recesso em Julho)

Quem pode participar? Todos (as) os (as) in­teressados (as).

Número de vagas: as turmas têm capacidade mínima para 15 alunos e máxima para 40.

Metodologia: Cada hora-aula tem 60 minu­tos. As aulas são expositivas e os professores contam com equipamentos tradicionais e recursos multimídia. Os materiais, tanto dos alunos quanto para uso dos professores, são fornecidos pela ARAS Cáritas.

Produção: Durante as aulas, são realizadas atividades (individuais e em grupo) de com­preensão e interpretação do texto, desenvol­vimento de produção textual com elementos complementares, exercícios de fixação.

Outras Atividades: leituras dirigidas, semi­nários, palestras, conferências, debates e\ou participação em eventos, dinâmicas, pesqui­sas de campo, visitas técnicas (quando ne­cessário).

Contribuição mensal: R$ 30,00 (trinta reais).

Início das aulas: 13 de março de 2019

Certificação: Ao final do curso, o aluno com aproveitamento mínimo de 60% e assidui­dade mínima de 75% recebe o certificado de conclusão do curso.

Durante todo o processo, os alunos são convidados a atuarem como multiplicadores, voluntários e/ou associados, participando do dia-a-dia e dos projetos sociais desenvolvidos pela entidade; uma maneira de colocar em prática a teoria adquirida e refletida durante as aulas.