Na mídia: Maringá vai sediar Fórum de Turismo Religioso em outubro

04 de Março de 2019

Na mídia: Maringá vai sediar Fórum de Turismo Religioso em outubro

Maringá vai sediar a segunda edição do Fórum Paranaense do Turismo Religioso, que ocorrerá em outubro deste ano. A data ainda não foi confirmada. O evento deve potencializar o turismo religioso no município, além de movimentar a economia.

A confirmação de que Maringá será sede do evento ocorreu na última quinta-feira (28), em reunião que contou com a participação do Arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti, além da diretoria de Turismo da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau e da Associação de Guias de Turismo do Norte e Noroeste do Paraná. Durante o encontro, também foi apresentado roteiro turístico religioso do município, que será divulgado neste mês.

De acordo com Dom Anuar Battisti, Maringá tem grande potencial para o turismo religioso. “Maringá tem um Grupo de Diálogo Interreligioso (GDI), com onze religiões diferentes. Nos encontramos há mais de 15 anos, para troca de conhecimentos. A última religião inclusa nesse grupo foi o judaísmo. Temos muitos atrativos, vários locais de peregrinação que pertencem à igreja católica, como a Catedral, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, além da Rota do Rosário. Também temos o Templo Budista, que é muito bonito, a Mesquita, e outros”, explica.

O fórum também deve atrair moradores da região, segundo o primeiro vice-presidente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Sandro Reis. “O turismo religioso está sendo tão valorizado pelo Estado que vai ter um estande somente sobre este tema na feira da Abav, o Salão Paranaense de Turismo, em maio. Então, essa ação de receber um fórum com esse tema, visto que Maringá tem uma interreligiosidade importante, é benéfico porque atrai pessoas da região que vêm conhecer a cidade e usufruir do roteiro religioso que a prefeitura está organizando. Isso só vai fortalecer esse segmento de turismo religioso, principalmente porque o principal ícone de Maringá é a Catedral”, ressalta.

Segundo o diretor de Turismo da Seide, Luiz Fernando Neves, o 2ª Fórum Paranaense do Turismo Religioso também deve movimentar a economia da cidade. “É muito importante para Maringá receber um evento como esse, porque assim como em outros eventos, a gente tem uma injeção de investimento externo no município, uma movimentação da cadeia produtiva do turismo”, conta.

Para Neves, o fórum também trará informação aos maringaenses e moradores da região, que muitas vezes, não conhecem toda a gama de atrativos que o município tem.

“Nós, da diretoria de Turismo da Seide, em parceria com o Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura do município, estamos formatando um roteiro religioso, para aproveitar o fluxo de eventos que Maringá recebe. Para isso, vamos oferecer capacitação aos guias de turismo - que são mais de 200 cadastrados na prefeitura - além das agências de turismo receptivas”, acrescenta.


Por jornal O Diário https://bit.ly/2C1ehGI