19 de Fevereiro de 2020

"Campanha da Fraternidade 2020 será lançada na Casa de Acolhida Coração Imaculado, em Iguatemi"

O lançamento da Campanha da Fraternidade 2020 na Arquidiocese de Maringá será realizado Quarta-feira de Cinzas (26), às 9h, na Casa de acolhida Coração Imaculado, em Iguatemi.

A casa abriga moradores de rua e está sendo administrada desde 2019 pela Associação Vita Core. A coordenação é do padre Rodrigo Gutierrez Stabel, que assumiu o comando da entidade após a Comunidade Aliança de Misericórdia encerrar as atividade no local.

A Casa de acolhida Coração Imaculado fica na Estrada Pitanga, SN - próximo à Fazenda Experimental da UEM, distrito de Iguatemi.

Conheça mais sobre a Casa de acolhida Coração Imaculado neste vídeo

Tema da CF 2020

Veja aqui a formação sobre a Campanha da Fraternidade 2020 assessorada pelo padre Valdecir Badzinski, Secretário Executivo do Regional Sul 2 da CNBB. A formação foi realizada no dia 03 de fevereiro, no Centro de Formação Bom Pastor, em Maringá.

Campanha da Fraternidade visa estimular a prática da caridade e o cuidado com a vida

“No Brasil, 22,6% das crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos vivem em situação de extrema pobreza.

11,7 mil crianças e adolescentes foram vítimas de homicídio em 2017.  Em 2016, houve no país 11.433 mortes por suicídio, uma média de 31 casos por dia.

Nos 6 primeiros meses de 2018, os acidentes de trânsito provocaram mil mortes e 20 mil casos de invalidez permanente no país. Em 2017, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), o Brasil era 9º país mais desigual do planeta em distribuição de renda.”

Este cenário, que demonstra que a vida está sendo ameaçada de várias formas e em muitas frentes, motivou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a dedicar a Campanha da Fraternidade 2020 ao cuidado com a vida expresso no tema: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e  o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).

Objetivo da CF 2020

Esta Campanha, que será realizada em todas as comunidades, paróquias, dioceses, escolas, universidades, grupos, congregações e espaços católicos do Brasil, pretende “conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.

Realizada durante a Quaresma, tempo litúrgico em que a Igreja faz um convite mais intenso ao coração dos cristãos à conversão a Deus, a Campanha da Fraternidade no Brasil tem o sentido de auxiliar na busca da transformação e santificação por meio de uma realidade que se apresenta para ser refletida, meditada e rezada.

Os exemplos do Papa Francisco que conclamou a Igreja, logo no início de seu pontificado, a vencer a “globalização da indiferença” e de Santa Dulce dos Pobres, canonizada pelo Santo Padre em outubro de 2019, serão apresentados como sinais da presença samaritana na realidade brasileira.

A Campanha, por meio de suas peças de estudo, reflexão, divulgação e mobilização (vídeos, texto-base, subsídios e textos pastorais voltados para grupos de jovens, catequese, site e atuação em diferentes plataformas das redes sociais, aplicativo para celular, cartazes, camisetas, entre outros), vai estimular ações nas famílias, nas comunidades e na sociedade brasileira.

Ação prática

Além do trabalho de conscientização que é feito nas comunidades da Arquidiocese de Maringá, a Campanha da Fraternidade tem uma ação prática, que é a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as paróquias no Domingo de Ramos.

Os recursos arrecadados nas coletas das missas neste dia integram o Fundo Nacional de Solidariedade (FDS).

Do total, 60% da coleta permanece na Arquidiocese  de Maringá para compor o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade. Os recursos são destinados ao apoio de projetos sociais da própria comunidade.

Os 40% dos recursos restantes compõem o Fundo Nacional de Solidariedade que são revertidos para o apoio e fortalecimento de projetos sociais que desenvolvem ações relacionadas ao tema central da campanha.

“O importante é fazer a caridade, não falar de caridade. Compreender o trabalho em favor dos necessitados como missão escolhida por Deus” (Santa Dulce dos Pobres).