Informe do Administrador Apostólico da Arquidiocese de Maringá

06 de Abril de 2020

Informe do Administrador Apostólico da Arquidiocese de Maringá

O Administrador Apostólico da Arquidiocese de Maringá, Dom João Mamede Filho, publicou novas orientações com relação ao funcionamento das estruturas da Igreja neste período de isolamento social. De acordo com texto assinado nesse domingo (05 de abril), Dom João diz que as paróquias devem seguir os decretos municipais com relação à abertura das secretariais paroquiais. Ou seja, no município em que o comércio estiver fechado, as secretarias e demais estruturas também devem permanecer fechadas. Em caso de abertura do comércio, as secretariais podem reabrir. Mas, em todos os casos, as celebrações estão proibidas de serem realizadas com a presença de público, para evitar aglomerações.

Dom João explicou que em caso de reabertura das secretariais, devem ser adotadas todas as medidas possíveis para combater o coronavírus.

“As missas com o povo continuam suspensas até a Oitava da Páscoa, mesmo nos municípios onde o comércio estiver funcionando normalmente. Nesses municípios, em que as secretarias paroquiais estiverem abertas para atendimento ao público, devem ser observadas todas as medidas de prevenção para evitar a disseminação do vírus; por exemplo, evitando aglomeração de pessoas, disponibilizando o álcool em gel e demais medidas apresentadas pelas autoridades sanitárias”, diz.

Veja o informe de Dom João Mamede

Tendo percebido que as determinações quanto à reclusão ou quarentena por causa da COVID-19 divergem de município para município, houvemos por bem orientar que cada paróquia simplesmente siga o decreto municipal vigente no que tange a abertura das secretarias e da Cúria Diocesana, a partir de hoje, 05 de abril de 2020. Quanto às celebrações da Semana Santa, seguem em vigor as orientações de 30 de março de 2020.

Maringá, 05 de abril de 2020

Dom João Mamede Filho, OFM Conv.

Administrador Apostólico da Arquidiocese de Maringá