Orientações sobre a Catequese na Arquidiocese de Maringá durante a pandemia

31 de Maio de 2020

Orientações sobre a Catequese na Arquidiocese de Maringá durante a pandemia

A coordenação da Pastoral Catequética de Inspiração Catecumenal da Arquidiocese de Maringá divulgou comunicado que trata das “Orientações sobre a Catequese durante a pandemia”.

Nesta entrevista em vídeo, confira as explicações do padre Sidney Fabril,  Assessor Pastoral Catequética de Inspiração Catecumenal https://www.youtube.com/watch?v=uEGo-npOqgA


Confira:


1. Sobre o encerramento do Ano Catequético: tendo em vista que o Ano Catequético seria concluído agora em Pentecostes, orientamos:

1.1. O material “Encontramos o Senhor”, que foi usado por todas as 7 etapas, tem um conjunto que contempla todo o conteúdo do Kerigma até o encontro 26. Portanto, quem fez até esse encontro antes da paralisação por causa da pandemia, pode considerar o ano catequético completado, uma vez que os 10 últimos encontros (27 ao 36) foram elaborados para reforçar o conteúdo do Kerigma visto antes.

1.2. Portanto, se os/as catequizandos/as fizeram estes 26 encontros, com 75% de presença, ou seja, com menos de 25% de faltas, estão aptos a passarem para a próxima fase.

1.3. Em relação à participação nas missas, menos para a fase 1, deveria se exigir 75% de presença também. Porém, algumas paróquias que ainda não se organizaram para isso, devem decidir em conjunto: padres e catequistas.


2. Iniciativas durante a pandemia:

2.1. Várias paróquias e catequistas tiveram atividades durante esse período e merecem reconhecimento pela criatividade e iniciativa. Claro que isso é muito válido e deve ser considerado.

2.2. Quem se serviu do material da Arquidiocese para encontros via internet, ou outro meio, fez muito bem, numa forma de continuidade e reforço do Kerigma. Quem usou outro material, inclusive preparado pela própria paróquia ou catequista, também merece todo o reconhecimento pela inciativa.

2.3. Quem incentivou as celebrações, seja através da TV ou redes sociais, seja através de roteiros previamente entregues, também fez um bom trabalho de evangelização.

2.4. Quem não conseguiu nada, mas rezou pelos/as catequizandos/as, também colherá frutos.

2.5. Pedimos encarecidamente que as paróquias e/ou catequistas que tiveram iniciativas nesse sentido, façam relatórios para a coordenação arquidiocesana poder registrar e usar para partilha e reflexão de todas/os as/os catequistas da Arquidiocese.


3. Celebrações de passagem de fase:

3.1. Em geral, por não serem permitidas aglomerações e nem a reunião de crianças menores de 12 anos, talvez não seja possível ainda. Isso deve ser decidido por cada paróquia obedecendo as normas sanitárias de cada município para as Igrejas.

3.2. No mais, faremos quando for possível ou deixaremos mais para frente.


4. Celebrações dos sacramentos:

4.1. Seguem a mesma orientação para a passagem de fase.

4.2. Será difícil dar a Primeira Eucaristia estando todos de máscara, num clima ainda não festivo por causa da pandemia. Porém, se a paróquia achar possível, principalmente para os adultos, tem autonomia de fazer.

4.3. O Sacramento da Confirmação tem sido reagendado pelas paróquias com o Vigário Geral, uma vez que estamos ainda sem o Arcebispo Diocesano. Portanto, vão acontecer ou a partir das novas datas ou com novos agendamentos. Não tem outro jeito.


5. Inscrições para novos/as catequizandos/as:

5.1. Recomendamos que sejam feitas no mês de junho e nas secretarias, conforme as normas paroquiais de horário de funcionamento e as normas sanitárias.

5.2. Lembramos que podem se inscrever para a 1ª Fase, as crianças que completam 8 anos até o final de 2020 e todos os que já tem 8 anos ou mais.

5.3. As coordenações paroquiais estejam em sintonia com os padres e as secretarias para isso.


6. Início do novo Ano Catequético:

6.1. Evidente que vamos esperar a autorização do poder público e com todos os cuidados necessários para prevenir do Coronavírus. Não sabemos quando, mas não antes de agosto, com certeza.

6.2. Um critério decisivo será o retorno das aulas e reabertura das escolas. Quando houver, também poderemos retomar os encontros presenciais de catequese.


7. Novos materiais:

7.1. Para a Fase 1, nesse novo ano catequético, será usado o mesmo material desse ano que passou: “Encontramos o Senhor”, que proporciona o Kerigma, o 1º Anúncio de Jesus Cristo, para despertar a fé.

7.2. Para as Fases 2, 3 e 4, já temos pronto o novo material sobre a Liturgia da Palavra da Missa dominical, conforme o ciclo do Ano Litúrgico, que será uma parte do Ano A (Evangelho de Mateus) e outra parte do Ano B (Evangelho de Marcos).

7.3. Para as Fases 5, 6 e 7, também já temos pronto o material sobre o Creio, a partir do Catecismo da Igreja Católica.

7.4. O material será confeccionado pela Gráfica Primavera. Recomendamos muito que sejam adquiridos os materiais também para as/os catequizandas/os e não somente para as/os catequistas. Um exemplo é esse período que estamos passando, uma vez que se os/as catequizandos/as todos/as tivessem o material em casa, poderiam ter realizado o encontro junto com a família, sob orientação das/os catequistas. Pedimos que os que já puderem, entrem em contato com a Deise na gráfica para passar o número de pedidos. Lembramos que teremos um livro para a fase 1, outro para as fases 2, 3 e 4 e outro para as fases 5, 6 e 7. Portanto, os pedidos precisam ser feitos por grupos de fases. Só depois do número de pedidos é que poderemos elaborar um orçamento. Então, inicialmente precisamos receber o número de pedidos para depois passar o preço e confirmar com cada paróquia se vai pedir mesmo ou não aquela quantidade. Os números para contato são: 44-99922-3556 e 44- 3029-1181.

7.5. A paróquia que for adquirir o álbum litúrgico também terá que fazer seu pedido com a Deise no mesmo número citado acima.


8. Catequese on-line até a volta dos encontros presenciais:

8.1. Recomendamos que a partir de Pentecostes, as paróquias tentem organizar o sistema on-line para o desenvolvimento das temáticas dos encontros catequéticos. Como é muito difícil realizar a passagem de fase, cada catequista continue com o mesmo grupo que veio acompanhando nesse último ano.

8.2. A Coordenação Arquidiocesana vai disponibilizar o conteúdo para ser desenvolvido nos encontros. O conteúdo para todas as fases será o do material sobre a Liturgia da Palavra da missa dominical. Nós disponibilizamos para a coordenação paroquial e a mesma repassa para cada catequista desenvolver com seus catequizandos.

8.3. Os encontros podem ser realizados pelas plataformas digitais que a paróquia ou a/o catequista escolher. Dentre os aplicativos que podem otimizar os encontros, indicamos: Google Meet, Zoom, Skype, Messenger, Facebook e WhatsApp.

8.4. A coordenação paroquial pode pedir assessoria de algum técnico que atenda a própria paróquia. A/o catequista pode contar com a ajuda dos próprios catequizandos, que tem muito conhecimento sobre como funcionam os aplicativos e muita habilidade para usá-los.

8.5. Quando voltarem os encontros presenciais, cada fase começa a usar o seu material específico.


            Sabemos que nada é tão integral para o processo de Iniciação à Vida Cristã quanto o grupo reunido, a inserção na comunidade, a criação e o reforço dos vínculos fraternos. Porém, como não é possível ainda, precisamos de alguma forma manter cada grupo ligado à paróquia, à catequese e aos próprios membros do grupo. Quem pode realizar isso é cada catequista e no modo on-line.

            Esperamos que a pandemia cesse, que vacinas de prevenção acessíveis a toda a população sejam descobertas e disponibilizadas, que remédios sejam encontrados para curar os que se contaminam e que os governos tenham bom senso e sensibilidade para tomar as decisões no sentido de salvar vidas.

            A fé é para ser vivida na alegria e na tristeza, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença. Temos certeza de que Deus está conosco e cuida de todos nós, e que isso tudo vai passar. Que essa experiência nos faça melhores humana e cristãmente. Que não descuidemos da solidariedade e caridade.


Pe. Sidney Fabril

Assessor Arquidiocesano


Ir. Maria Sônia Viana

Coordenadora Arquidiocesana