Explicação sobre os significados das cores que iluminam externamente a Catedral de Maringá

29 de Junho de 2020

Explicação sobre os significados das cores que iluminam externamente a Catedral de Maringá

Na maior parte do ano, as cores usadas representam o tempo litúrgico em curso.  No tempo comum usamos o verde (simboliza a esperança da vida eterna).

No advento e quaresma, a cor é o roxo (significa penitência, purificação, conversão). Nos tempos do Natal e da Páscoa é usado o branco (representa a luz, a pureza, a alegria, a glória). Na Catedral a cor branca se perde muito pelas ondulações e irregularidades nas paredes. Por isso, optamos  pela    junção de várias cores a fim de expressar de modo  mais festivo a nossa alegria pela encarnação e a ressurreição de Jesus Cristo.

Na semana do aniversário de Maringá são projetas as cores da bandeira do município. Já na semana da pátria, as cores da bandeira nacional.

Em outubro, a cor é o rosa, lembrando a necessidade da prevenção das doenças da mulher (por exemplo, o câncer de mama).  Em novembro, a cor é o azul, para lembrar a prevenção das doenças do homem (por exemplo, câncer de próstata).

A Catedral  de Maringá  lamenta qualquer uso da imagem da igreja ou das cores nela projetadas que não correspondam aos  significados  acima expostos.


Padre Dirceu Alves do Nascimento

Padre Hélio Takemi Sakamoto

Padre Virgílio Cabral dos Santos