Nota da Arquidiocese de Maringá sobre a Iniciação à Vida Cristã (IVC)

01 de Setembro de 2020

Nota da Arquidiocese de Maringá sobre a Iniciação à Vida Cristã (IVC)

Queridos Sacerdotes, Diáconos e Religiosos

Querido Povo de Deus

Minha gratidão a todos pelo empenho e pela adesão às orientações da Arquidiocese neste período de pandemia da Covid-19. Estamos vivendo a nossa fé dentro dos limites que a responsabilidade pastoral e o compromisso com a sociedade, onde estamos inseridos, nos exigem. Continuemos buscando meios para manifestar e viver a fé, bem como exercer o cuidado social com as pessoas em situação de fragilidade.

Nesse sentido, acompanho com zelo de pastor o caminhar de nossa catequese e quero agradecer o trabalho ministerial exercido pelos catequistas de todas as paróquias. Deus seja louvado pelo dom e o serviço oferecido por cada um (a) de vocês.

Conforme orientei na missa do Crisma no dia 25 de agosto, reforço por meio desta Nota as orientações pastorais sobre a Iniciação à Vida Cristã.

ADULTOS:

Para facilitar a administração dos sacramentos, isto é, evitar o máximo possível de contatos, mesmo que por meio do algodão, peço que administrem os sacramentos aos catecúmenos em missa separada e em outra missa aos que vão receber a primeira Eucaristia e/ou Crisma.

• Batismo: em situação de urgência, ou necessidade pastoral, poderá ser conferido individualmente, com poucos convidados, sempre observando as medidas preventivas contra a Covid-19;
  • Batismo: organize turmas com até 10 catecúmenos, e confira-lhes os sacramentos da IVC, sempre dentro da missa com o povo.
  • Crisma e Eucaristia: organize turmas com até 10 catequizandos (adultos), e confira-lhes os sacramentos da Crisma e primeira Eucaristia. Sempre dentro da missa com o povo.
  • Acima de 10 pessoas (seja para o batismo, como para a Crisma e Eucaristia) deverá organizar duas turmas e conferir-lhes os sacramentos em missas diferentes.

CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

Os encontros catequéticos presenciais ficarão suspensos até segunda ordem. Seu retorno se dará quando o sistema de educação em nossas cidades começarem a flexibilizar as aulas. Assim, retornaremos com caráter catequético nossos encontros, respeitado estritamente as orientações impostas pela vigilância de saúde de cada município.

• Batismo: Em situação de urgência, ou necessidade pastoral, poderá ser conferido individualmente, com poucos convidados, sempre observando as medidas preventivas contra a Covid-19;
  • Batismo Comunitário: Cabe ao pároco, juntamente com o CPP, decidir quando realizar e como observar rigorosamente as orientações de cada município;
  • Eucaristia e Crisma: A primeira Eucaristia e a Crisma continuam suspensas até que se oriente o contrário.
  • Maringá, 28 de agosto de 2020.

Dom Frei Severino Clasen, OFM

Arcebispo de Maringá