19, 20 e 21 de novembro: Representante da Arquidiocese de Maringá participa do encontro “Economia de Francisco”

18 de Novembro de 2020

Uma nova maneira de entender a economia de acordo com o espírito de São Francisco de Assis e da encíclica Laudato si’. Criar um movimento de jovens economistas para traduzir na vida cotidiana a encíclica Fratelli tutti. Estes são os objetivos da “Economia de Francisco”, o encontro com os jovens economistas, desejado pelo Papa Francisco, agendado para os dias 19, 20 e 21 de novembro.

No centro deste evento internacional, temas cruciais, como trabalho, finanças, educação e inteligência artificial. Devido à emergência sanitária causada pela Covid-19, será realizado online -  ao vivo e em streaming. Foi confirmada a participação “virtual” do Papa Francisco. Entre os palestrantes estão Muhammad Yunus, economista e Prêmio Nobel da Paz 2006, Vabdana Shiva, membro do Fórum Internacional sobre Globalização, e Stefano Zamagni, presidente da Pontifícia Academia de Ciências Sociais. O próximo encontro, que será presencial, deve ocorrer no final de 2021 em Assis-Itália.

Jovens, economistas, empresários e ativistas de todo o mundo são convidados a refletir juntos para assinar um pacto intergeracional que visa mudar a economia atual e dar uma alma à economia do amanhã, para que esta seja mais justa, inclusiva e sustentável. Como o Papa Francisco tem repetidamente destacado, “tudo está intimamente ligado e a proteção ambiental não pode ser separada da justiça aos pobres, da solução dos problemas estruturais da economia mundial”. A secretaria do evento recebeu mais de 3.000 inscrições de jovens de 120 países dos cinco continentes.

ACESSE A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO EVENTO:

ACOMPANHE O EVENTO PELO CANAL OFICIAL

DO THE ECONOMY OF FRANCESCO NO YOUTUBE:

Fonte: Vatican News

A Arquidiocese de Maringá conta com um representante na Economia de Francisco. Trata-se do bacharel e mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Rafael Oberleitner Crozatti. Atualmente, coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral da paróquia São Bonifácio, membro do núcleo arquidiocesano dos Grupos de Vivência Pós-Crisma, voluntário da Cáritas Arquidiocesana de Maringá na Escola de Cultura, Fé e Política e no comitê de Economia Popular Solidária (EPS). Faz parte também da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC).

Nos três dias do encontro, a Arquidiocese de Maringá promoverá diálogos após a programação internacional, com vistas a repercutir as atividades do dia e refletir sobre temáticas específicas trabalhadas na Economia de Francisco. As lives serão transmitidas pelo canal do YouTube da Arquidiocese de Maringá.

Confira a programação HUB Arquidiocese de Maringá