Comunicado sobre restrições na Arquidiocese de Maringá, por causa do avanço do contágio da COVID-19

26 de Novembro de 2020

Caros padres, diáconos, religiosas e religiosos, leigas e leigos, Povo de Deus

Paz e Bem!

Nos últimos dias temos visto o alarmante aumento de contágio da COVID-19.

Em muitas cidades, as redes pública e privada de saúde estão à beira do colapso, com quase a totalidade dos leitos ocupados, perda constante de profissionais de saúde afastados pela doença e dificuldade de reposição.

Diante deste quadro, as autoridades públicas solicitam a cooperação da Igreja. Entendemos que podemos cooperar da seguinte maneira:

Para a celebração da Eucaristia, devemos adotar protocolo ainda mais rigoroso quanto ao uso de máscaras, inclusive para os que presidem, distanciamento rígido, evitar a movimentação de fiéis durante a celebração e ter absoluta cautela no manuseio e distribuição da Eucaristia.

Quanto aos demais encontros e reuniões e atividades paroquiais, de Região Pastoral e Arquidiocese:

- Optar por realizar de forma remota, on-line, todas as atividades que possam ser feitas desta maneira, evitando reuniões e encontros presenciais.

- Sendo assim, fica estabelecido o cancelamento de grupos de oração, reflexão, presenciais, por exemplo, até segunda ordem.

- As celebrações de casamentos estão mantidas, de acordo com o limite de público estabelecido pelo decreto de cada município.

- Encontros de confraternização de final de ano devem ser cancelados.

Quanto às celebrações do Sacramento da Confirmação, Crisma, que estavam agendadas para os próximos dias, estou delegando aos párocos para que eles presidam. Por causa da minha idade, preciso me resguardar. Sinto muito por não estar presente neste importante momento na vida de tantas pessoas, mas os padres mais novos presidirão as celebrações com total dignidade.

Não queremos cancelar as celebrações Eucarísticas presenciais. Mas devemos alertar a todos que a luta contra a COVID-19 é um dever comum de todos nós, como Povo de Deus.

Pedimos a intercessão de Nossa Senhora da Glória, para que ajude a humanidade a encontrar uma solução imediata para acabar com essa dolorosa pandemia.

Aproveito para manifestar nossa solidariedade e oração às famílias que perderam entes queridos para esta terrível doença.

Maringá, 26 de novembro de 2020

Dom Frei Severino Clasen, ofm