Definida nova composição do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maringá

28 de Dezembro de 2020

Definida nova composição do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maringá

Em reunião realizada dia 23 de dezembro de 2020, o Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, deu posse aos novos membros do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Maringá.

De acordo com o Art. 7º do Estatuto da Arquidiocese de Maringá, o CPA era constituído de 50% + 1 (cinquenta por cento mais um) de membros eleitos pelo presbitério. Os demais eram divididos entre os membros natos e designados pelo Arcebispo Metropolitano.

I - Membros natos:

a)  Vigário Geral.

b)  Coordenador da Ação Evangelizadora.

c) Representante dos Seminários.

d) Coordenador da Pastoral Presbiteral e Representante no Conselho Regional de Presbíteros (CRP)

e) Ecônomo Arquidiocesano.

II - Membros eleitos pelo clero: 07

III - Membros designados pelo Arcebispo: 02

Com a mudança do estatuto aprovada na reunião conjunta do Clero realizada em 19 de novembro de 2020, o Conselho passa a ser composto por membros eleitos pelas regiões pastorais. Com isso, o Conselho passa a ter a seguinte composição:

Arcebispo Metropolitano: Dom Frei Severino Clasen.

Vigário Geral – Padre Virgílio Cabral dos Santos.

Coordenador da Ação Evangelizadora – Padre Genivaldo Ubinge.

Representante dos Seminários – Padre Sidney Fabril.

Coordenador da Pastoral Presbiteral e Representante no Conselho Regional de Presbíteros (CRP) – Padre Neri Squisati.

Ecônomo Arquidiocesano – Padre José Mello.

Chanceler da Cúria – Padre Dirceu Alves do Nascimento.

II – Um representante de cada Região Pastoral, podendo ser o Coordenador da Região ou outro padre eleito pela Região:

Região Pastoral São José – Padre Renato Quezini.

Região Pastoral Catedral – Padre Israel Zago.

Região Pastoral Nossa Senhora Aparecida – Padre Nelson Maia.

Região Pastoral Santa Cruz – Padre Nailson Bacon.

Região Pastoral Sarandi – Nossa Senhora das Graças – Padre José Roberto Vieira (Beto).

Região Pastoral Jandaia do Sul – Padre Diego Wesley Norberto.

Região Pastoral Castelo Branco – Padre Altair Ciarallo.

Região Pastoral Paranacity – Padre Edinei José Rigolin.

O Conselho Presbiteral Arquidiocesano é como o senado do Arcebispo no governo da Arquidiocese. Cabe ao conselho tratar, entre outros assuntos:

1.     Da vida, da espiritualidade, da atualização teológica-pastoral dos presbíteros e dos diáconos da Arquidiocese.

2.     Da preparação dos candidatos ao presbiterado e dos assuntos relativos aos seminários.

3.     Da promoção de iniciativas e medidas que estimulem a fraternidade e a solidariedade entre os presbíteros.

4.     Da transferência, da substituição e admissão dos presbíteros na Arquidiocese.

5.     Da manutenção dos presbíteros.