Artigo de Dom Frei Severino Clasen: Itinerário para formar bons cristãos

08 de Fevereiro de 2021

Artigo de Dom Frei Severino Clasen: Itinerário para formar bons cristãos

A missão da Igreja é formar discípulos missionários de Jesus Cristo. A maior razão que dá sentido à vida é Jesus de Nazaré. Atento à sua missão de estimular as pessoas para o bom êxito na vida pessoal, familiar, espiritual, profissional, a Igreja acompanha seus filhos com amor filial.

Atento aos clamores do povo, líderes católicos tratam a Boa Nova com zelo apostólico. Os últimos documentos produzidos pela CNBB, Igreja viva em movimento, apontam caminhos, processo, percurso para uma autêntica mobilidade evangelizadora.

A partir da 55ª Assembleia Geral da  CNBB (2017), a Igreja no Brasil percorre iluminada pela Palavra de Deus e pelo Documento de Aparecida (2007): indicam 5 urgências assumidas pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da igreja, no Brasil, desde  2011, que nos oferecem os documentos: Comunidade de comunidades: uma nova paróquia, Conversão Pastoral da Paróquia, Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade, Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5,13-14) e, agora, o Iniciação à Vida Cristã. São itinerários para formar discípulos missionários. (Doc. 107, pg. 12).

O Documento da CNBB, 107, abre as portas para rever o modo como apresentamos Jesus aos que desejam buscar sentido em suas vidas, seguindo Jesus Cristo.

Vivemos em tempos de incertezas, insegurança, grande oferta de propostas para seguir outras religiões. A banalidade descaracteriza sua profundidade, a verdade da doutrina.

A Constituição Pastoral Gaudium et Spes sobre a Igreja no mundo de hoje, que, em seu preâmbulo apresenta as credenciais, a Nova Evangelização que deve assumir: as alegrias e as esperança, as tristezas e as angústia dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústia dos discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração (GS, 1).

Numa sociedade machucada na sua dimensão ética, dominada pelo neoliberalismo, sobrepondo o econômico, o materialismo acima da razão mais profunda que é o respeito, a dignidade e o sentido da vida humana e da natureza, a ação evangelizadora, antes de propor sacramentos, tem a missão de apresentar quem é Jesus de Nazaré. A ele seguimos e nele buscamos o sentido mais profundo da vida. Descobrindo Jesus em nossas vidas, fortalecemos os sinais que asseguram nosso pertencimento e vocação cristã, que são os sacramentos. A Eucaristia é o ápice deste encontro com Jesus.

A partir de encontros de formação permanente com o clero, religiosos, religiosas, cristãos leigos e leigas, daremos-lhes significativos passos na animação evangelizadora na Igreja Particular. Somos um corpo harmonioso que tem seus membros, todos eles servem para dinamizar a beleza e perfeição do Corpo Místico, que é a Igreja, cuja cabeça é Jesus Cristo.

Na quaresma há que se refletir sobre fraternidade ecumênica. Cristo é a nossa paz; do que era dividido fez uma unidade (Ef 2,14 a). A beleza da unidade revela na ação do Espírito Santo, conduzindo a Igreja, qual figura da mãe, acolhe seus filhos que seguem juntos, unidos na alegria e na tristeza, superam o isolamento, o fundamentalismo, o vendaval do ódio e da ideologização na Igreja.

Todos batizados são os convidados a participar do processo de conversão na ação evangelizadora em toda a esta arquidiocese. Estaremos juntos, incansavelmente, para animar, a fomentar, entusiasmar, alertar, acolher, cuidando de todos e de todas para que, em família, na juventude, na escola, no mundo da saúde, no poder público, no legislativo, no executivo, na agricultura, nas indústrias, nas faculdades, nos serviços de caridade, nas empresas, no comércio, no esporte, nas pastorais, na catequese e liturgia, nos movimentos e novas comunidades, no mundo da comunicação ninguém se sinta excluído.

A formação permanente é o percurso que gera processo e faz acontecer a Nova Evangelização.

O itinerário de formação de bons cristãos congrega forças vivas da arquidiocese de Maringá, nos seguimentos sociais, familiar, espiritual, profissional, classes estudantis, acadêmicos universitários, mestres e profissionais liberais.

A visão global da evangelização fundamenta-se em Documentos da CNBB e na Constituição Pastoral Gaudium et Spes.

Ao caminhar, há, todavia, a inversão dos valores esposados, a priorizar a formação do batizando, para depois sacramentá-lo, ou seja, receber os sacramentos depois da formação eclesiológica, integral. Os valores precedem aos da sacramentalização dos discípulos e missionários.

Vamos descobrir juntos a beleza da arte do encontro, o sentido do existir como discípulos missionários do Senhor. Rogo ao Pai que envie o Santo Espírito para vivermos, em Jesus Cristo, seu Filho único, nascido da Virgem Maria, pela obra do Espírito Santo, a alegria, a esperança da salvação.

Dom Frei Severino Clasen, ofm

Arcebispo Metropolitano de Maringá