Em Maringá, Campanha da Fraternidade é lançada com a presença de evangélicos e católicos

17 de Fevereiro de 2021

Estimular o diálogo e a convivência fraterna e fortalecer a convivência ecumênica e inter-religiosa estão entre os objetivos da Campanha da Fraternidade lançada hoje em todo o Brasil. Todos os anos, a CF se inicia na Quarta-feira de Cinzas, quando também tem início o Tempo da Quaresma na Igreja Católica.

Na cidade de Maringá, o evento de lançamento da Campanha da Fraternidade reuniu evangélicos e católicos, já que em 2021 a CF é ecumênica.

O cerimonial foi realizado na Casa de Apoio mantida pela entidade ecumênica Amor ao Próximo. A obra, que presta serviço de acolhimento para pacientes em tratamento de saúde, conta com voluntários de diferentes denominações religiosas.

Neste ano, o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.

Entre os discursos feitos durante o lançamento em Maringá, a pastora Rosane Pletsh, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, destacou a importância dos cristãos “terem disposição para se encontrar”. “Hoje é um momento muito especial. Que a gente possa ter dias melhores pela frente, de mais encontros, e que tenhamos essa clareza de que o Reino de Deus se dá de mãos dadas”, disse.

Representando a Igreja Católica, o Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, pediu que os católicos se esforcem para vencer a cultura do ódio, promovendo o diálogo. “O texto base da CF deste ano nos faz abrir os olhos o quanto estamos mergulhados em crise pessoal e social, não só causada pela pandemia, mas pela falta de sensibilidade humana, diálogo e acolhimento das pessoas de outras religiões, situação social, estado e opção de vida. Ao fechar-se para o diálogo, o grande chamado da CF, nos desinstala, nos provoca a sermos irmãos e acolhermos os diferentes, pois em todos eles encontramos a imagem e semelhança de Deus”.

Dom Frei Severino também agradeceu o trabalho realizado pelo Movimento Ecumênico de Maringá (Mecum), que há anos tem realizado um amplo trabalho de diálogo entre diferentes denominações cristãs em Maringá e região.

Veja aqui os discursos na íntegra

Fotos do evento, por Mário Azanha