Março: Artigo mensal de Dom Frei Severino Clasen

02 de Março de 2021

Março: Artigo mensal de Dom Frei Severino Clasen

Texto publicado na revista Maringá Missão de março de 2021

Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! (Mt 2,13)

O Papa Francisco, ao proclamar ano dedicado a São José, é impossível ignorar a família. O cuidado, zelo, proteção são atribuições concretas ao pai de família. O gesto do olhar, do proteger, da busca da sustentabilidade faz parte da preocupação paterna.

Quando o diálogo se afina entre o pai e a mãe, os filhos são educados com equilíbrio, ternura e autêntico humanismo solidário. A família não terceiriza a educação, assume, encaminha sem deixar o olhar distanciado da sensibilidade que um filho, uma filha necessita para crescer, amadurecer no afeto, na ternura, na espiritualidade, na profissão, na vocação, rumo a maturidade e realização pessoal.

Ao lembrar os 150 anos da declaração de São José, Esposo de Maria, como Padroeiro da Igreja Católica, o Papa Francisco anuncia o Ano de São José, o homem que passa despercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida. E mesmo assim, é “um protagonismo sem paralelo na história da salvação”.

Com efeito, São José expressou concretamente a sua paternidade ao ser convertido a sua vocação humana “na oblação sobre-humana de si mesmo ao serviço do Messias”. E por isto ele “foi sempre muito amado pelo povo cristão (Vatican News 8.12.2020).

Eis a razão porque, ao falar de São José, necessariamente se fala da família. Ele, exemplo de Pai amoroso e cuidadoso, carrega em seu testemunho a fidelidade familiar.

O mundo de hoje precisa fazer a conversão familiar. Os jovens que desejam constituir família precisam redescobrir a riqueza, a importância da família, a família equilibrada, cristã e humana solidária.

Na festa da Sagrada Família (27.12.2020) o Papa Francisco surpreende e convoca os católicos para um ano especial da família. A intenção do Pontífice, ao anunciar este Ano especial é “prosseguir o percurso sinodal” que levou à publicação do documento Amoris Laetitia em 2015, com o tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo” (Vatican News).

Na riqueza do tempo quaresmal, nossa preparação para a Páscoa do Senhor, somos convidados para a verdadeira conversão e presença serviçal na família, na comunidade de fé e na sociedade. O Exemplo da Sagrada Família nos impulsiona para uma vida digna, silenciosa, humilde e com verdadeira espiritualidade no seguimento de Jesus Cristo.

A Arquidiocese de Maringá, atenta aos apelos da Igreja em comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco, fiel na doutrina e na comunhão fraterna, prega a unidade, o diálogo, o acolhimento de todas as pessoas, indistintamente da sua cor, raça, posição social e religiosa.

A Campanha da Fraternidade Ecumênica nos apresenta o texto com reflexões seguras e que nos desalojam nos conceitos intimistas, de caráter odioso e anticristão, que semeiam o ódio, a divisão e o julgamento preestabelecido, semeando divisões e desestimulando as comunidades com gestos concretos que provam a conversão pessoal e comunitária, conduzindo as pessoas para a Páscoa do Senhor. O tempo quaresmal nos cobra uma postura surpreendente que justifica o jejum, a esmola e a oração. A tríade que nos conduz para uma verdadeira e justa conversão.

Que a Páscoa de 2021, ainda em tempo de pandemia, nos una, embora seguindo o isolamento e cuidados exigidos pela Vigilância Sanitária, possamos superar o tempo do medo, do distanciamento e nos enriquecermos espiritualmente, para que a Páscoa traga, na manhã da Ressurreição, um novo tempo, o tempo da fraternidade, da espiritualidade libertadora, da ternura, da sensibilidade humana. Uma nova e renovada humanidade.

Que a Sagrada Família nos inspire e sigamos o exemplo de São José que se dedicou em proteger e salvar a sua família, Maria e Jesus, a nossa Sagrada Família. O tempo é propício para a revisão de vida. Não deixemos o Cristo passar e nem percamos o tempo da conversão.

Semear unidade e construir fraternidade, expulsa os demônios da divisão, da mentira, das falsas notícias e nos conduza para a Páscoa.

Ótima preparação para a Páscoa do Senhor!

Dom Frei Severino Clasen, ofm

Arcebispo Metropolitano de Maringá - PR