Conselho do Laicato no Paraná defende pedágio com tarifa mais baixa

18 de Março de 2021

Conselho do Laicato no Paraná defende pedágio com tarifa mais baixa

O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Regional Sul 2 da CNBB, que representa os leigos da Igreja Católica Apostólica Romana no Paraná, divulgou um documento que defende mais transparência no processo licitatório dos pedágios no estado e, sobretudo, tarifas mais baixas.

O texto é pautado em 5 pontos essenciais:

Licitação pela tarifa mais baixa;

Mais investimentos para modernização das rodovias;

Mais segurança e conforto para os usuários;

Transparência e acesso facilitado aos dados;

Respeito aos novos conceitos de sustentabilidade.

A carta propõe um modelo de concessão de rodovias pautado na transparência e acessibilidade das informações para que a população saiba onde são aplicados os recursos coletados em cada praça de pedágio. Isso implica no respeito aos princípios fundamentais da Administração Pública: Legalidade, Moralidade, Publicidade, Eficiência e Impessoalidade.

O documento está disponível aqui.

Apoio do episcopado

Os bispos do estado do Paraná manifestaram apoio ao documento publicado pelos leigos. Reunidos em Assembleia remota nos dias 15 e 16 de março de 2021, eles reiteraram  a necessidade de se debater os rumos da administração das rodovias pedagiadas nas estradas do Paraná.

“Compreendemos o papel fundamental de todos os setores da sociedade, sobretudo, das igrejas que defendem a vida das pessoas e os seus direitos fundamentais”, afirmaram.

A nota de apoio dos bispos paranaenses está disponível aqui.