Dom Severino pede a prefeitos que não se esqueçam dos pobres e dos pequenos e médios empresários

23 de Março de 2021

Com o objetivo de articular ações metropolitanas de combate à pandemia, o Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, convidou prefeitos e presidentes das câmeras municipais que pertencem à circunscrição eclesiástica de Maringá e à Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), para uma reunião on-line na manhã desta terça-feira (23).

Dom Severino pediu aos líderes políticos que possam implementar práticas de apoio baseadas em três pilares: segurança alimentar no combate à fome; auxílio emergencial para pequenos e médios empresários e famílias em situação de risco, além da oferta de apoio psicológico e espiritual às pessoas.

O presidente da Cáritas e responsável pela dimensão social da Arquidiocese de Maringá, padre Emerson Cícero de Carvalho, pontuou a necessidade das prefeituras executarem ações de socorro às famílias mais pobres, via políticas públicas. Foram três pedidos apresentados pelo presbítero:

1.     Que os prefeitos olhem com atenção especial aos pobres, pois eles não possuem uma categoria organizada que defenda seus interesses e necessidades junto ao poder público.

2.     Considerando os pobres que estão sem condições até de comprar comida, que se pense em um perdão de dívidas retroativas, no que se refere a tributos municipais.

3.     Considerando que a região é predominantemente agrícola, que o poder público elabore programas emergenciais que possibilitem a aquisição de produtos da agricultura familiar e que tais produtos sejam destinados às famílias em situação de pobreza.

Dom Severino finalizou a reunião destacando que a Igreja Católica seguirá respeitando os decretos municipais e, sobretudo, defendendo as medidas de proteção à vida, como distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel e a celeridade da vacinação contra a Covid-19.

“Parabéns por todo esforço que os senhores têm feito na luta contra esse vírus. Sabemos que vocês enfrentam grandes desafios na gestão pública neste momento, mas quero que se sintam fortalecidos a continuar firmes com as medidas em favor da vida”, disse o Arcebispo.