Arquidiocese de Maringá institui Dimensão Sociotransformadora da Evangelização

25 de Maio de 2021

Arquidiocese de Maringá institui Dimensão Sociotransformadora da Evangelização

A Arquidiocese de Maringá deu um novo passo em sua caminhada evangelizadora. Por meio de um encontro realizado dia 22 de maio com representantes de pastorais, organismos sociais e entidades socioassitenciais católicas, foi instituída oficialmente a Dimensão Sociotransformadora da Evangelização da Arquidiocese de Maringá.

O encontro foi realizado no auditório João Paulo II, no Seminário Arquidiocesano.

Veja entrevista

Os participantes tiveram a oportunidade de apresentar ao Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, e à equipe arquidiocesana, um pouco do trabalho sociotransformador que já existe em todo o território da Arquidiocese de Maringá.

Por outro lado, Dom Severino e a equipe também apresentaram a proposta de trabalho que está sendo construída por parte da Arquidiocese.

“A Arquidiocese de Maringá possui um potencial evangelizador muito grande devido ao empenho e a dedicação das lideranças leigas bem como do clero como um todo”, destacou o arcebispo.

Dom Severino também explicou como está sendo formatada a organização do trabalho evangelizador em setores e dimensões, dando destaque a dimensão sociotransformadora que, segundo ele, “está sendo a primeira a se constituir e a avançar rumo a uma atuação organizada e consistente.”

O arcebispo fez um reconhecimento público do trabalho social que as pastorais, organismos e entidades socioassistenciais realizam na Arquidiocese e conclamou os presentes a darem passos mais largos trabalhando em unidade e de forma articulada, pois segundo ele “a ação caritativa da Igreja precisa ser organizada, eficiente e transparente, para que produza a verdadeira transformação social proposta pelo Evangelho de Jesus Cristo.”

Padre Emerson Cícero de Carvalho, coordenador da Dimensão Sociotransformadora da Evangelização, apresentou a equipe diocesana formada por 10 integrantes e organizada em 3 eixos de atuação:

a) Eixo da Espiritualidade Cristã Libertadora;

b) Eixo da Institucionalidade;

c) Eixo da Sustentabilidade Econômica.

Após a apresentação dos pressupostos teórico-práticos que fundamenta a DSE, padre Emerson passou a palavra para os representantes de cada eixo de atuação para que fizessem uma breve exposição da proposta de trabalho a ser implementada na Arquidiocese de Maringá.

Nas exposições sobre os eixos de atuação destacou-se a necessidade da difusão de uma espiritualidade sólida que possa servir de sustentação para toda a ação sociotransformadora da Arquidiocese e que tenha como modelos inspiradores Santa Dulce dos Pobres e Santo Oscar Romero. Ressaltou-se ainda, a necessidade da criação de uma instituição diocesana constituída de personalidade jurídica própria que possa prestar assessoria e apoio às entidades. Considerou-se também que tal instituição teria a condição legal de constituir e administrar um fundo que possa colaborar com as sustentabilidade econômica das entidades socioassistenciais pertencentes à Dimensão Sociotransformadora da Evangelização.

Por fim, Dom Severino pediu o apoio de todos os presentes para esta nova etapa da caminhada evangelizadora da Arquidiocese de Maringá e invocou sobre todos a bênção divina.

Centro Social Arquidiocesano

A Arquidiocese de Maringá agora possui o Centro Social Arquidiocesano Santa Dulce dos Pobres, localizado à rua Nossa Senhora da Glória, 332, Jardim São Jorge.  O local será a referência física de atendimento de toda a Dimensão Sociotransformadora da Arquidiocese de Maringá e também abrigará a sede da Cáritas e de outros organismos de evangelização.