05 de Março de 2015

imagem Dom Anuar Battisti é escolhido para integrar Conselho Administrativo da Pastoral da Criança Internacional

O arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Maringá e bispo referencial da Pastoral da Criança no Paraná (Regional Sul II), Dom Anuar Battisti, foi escolhido para integrar o Conselho Administrativo da Pastoral da Criança Internacional.

A decisão ocorreu durante reunião do Conselho Administrativo em Montevidéu, no Uruguai. Entre os dias 25 e 27 de março, uma comitiva da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança esteve reunida com representantes dos países vizinhos para fazer uma avaliação da atuação internacional e um novo planejamento de acompanhamento. O momento foi importante para discutir a memória anual da gestão e também para definir países prioritários, recursos e estratégias para o próximo período.

Os outros membros que já compõem este Conselho são: Cardeal Geraldo Majella Agnelo, Monseñor Luis del Castillo, Dr. Nelson Arns Neumann, Maurilio Leopoldo Schmitt e Emilson Alonso.

Multiplicando experiência
“O apoio eclesiástico é fundamental para nossa atuação. Dom Anuar, com seu conhecimento, irá nos ajudar na animação nos diversos países, bem como na resolução das dificuldades nestes”, afirma Dr. Nelson Arns Neumann, coordenador da Pastoral da Criança Internacional, que participou da reunião no Uruguai.

Além da experiência na carreira religiosa, Dom Anuar trabalhou por vários anos no Conselho Episcopal da América Latina e Caribe (Celam), em sua sede na Colômbia, e já participou do desenvolvimento de ações básicas e complementares junto à Pastoral da Criança em Maringá e em missões internacionais. A habilidade de falar espanhol fluentemente, língua da maior parte dos países em que a instituição está presente, também será importante nesta nova função.

“O que mais nos anima é seu histórico de ajuda a dioceses irmãs no Brasil e Bafatá, na Guiné Bissau. Nesta diocese, a ajuda da Arquidiocese de Maringá não é apenas financeira, mas, principalmente, no envio de missionários leigos, o que costuma ser mais raro que o encaminhamento de religiosos. Quem sabe seu exemplo inspire outras dioceses do Brasil a enviar missionários leigos para salvar vidas nos vários países muito pobres onde a Pastoral da Criança atua”, explica Dr. Nelson.

Por Pastoral da Criança