Abertura do Sínodo dos Bispos na Arquidiocese de Maringá será domingo, 17 de outubro

13 de Outubro de 2021

No próximo domingo, 17 de outubro, o Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, irá presidir a Santa Missa de abertura da etapa arquidiocesana do Sínodo dos Bispos 2021/23, sobre sinodalidade, cujo tema é “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

A celebração terá início às 15h na Catedral Metropolitana Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. Em Roma, o processo sinodal teve abertura oficial nesse domingo, 10 de outubro.

Por causa das restrições da pandemia, a Santa Missa em Maringá será restrita aos membros do Conselho Arquidiocesano da Ação Evangelizadora (CAAE), padres, diáconos, seminaristas, religiosas e religiosos e representes leigos das 59 paróquias da Arquidiocese. Haverá transmissão pela TV Evangelizar, rádio Colmeia FM (98,7) e redes sociais.

Convocado pelo Papa Francisco, este sínodo é considerado o maior processo de consulta já realizado pela Igreja Católica Apostólica Romana, com etapas de escutas diocesanas, nacionais e continentais.

Etapa Arquidiocesana

Após a celebração de domingo, 17 de outubro, haverá um trabalho de sensibilização e divulgação sobre a metodologia do processo sinodal. Em fevereiro de 2022 será o momento das comunidades paroquiais responderem o questionário do Sínodo.

No início de março de 2022, a equipe arquidiocesana do Sínodo irá acolher o resultado da escuta e enviará a síntese para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. A conclusão da fase arquidiocesana será realizada com a celebração Eucarística em comemoração aos 65 anos da Arquidiocese de Maringá, no último domingo de março de 2022.

“Esta convocação do Papa Francisco é muitíssima oportuna para nossa Arquidiocese de Maringá. Estamos há um ano com o nosso novo Arcebispo Dom Severino Clasen, que com sua Carta Pastoral ‘Acolher e Cuidar’, chama-nos a fortalecer a sinodalidade em nossa Arquidiocese e celebrar a Assembleia Arquidiocesana da Ação Evangelizadora para planejar os rumos dos próximos anos da nossa caminhada”, avalia padre Genivaldo Ubinge, coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Maringá.

Veja entrevista com o padre Genivaldo Ubinge

Vade-mécum da Assembleia sinodal de 2023 disponível aqui

Oração pelo Sínodo: Adsumus Sancte Spiritus

Aqui estamos, diante de Vós, Espírito Santo:
estamos todos reunidos no vosso nome.
Vinde a nós,
assisti-nos,
descei aos nossos corações.
Ensinai-nos o que devemos fazer,
mostrai-nos o caminho a seguir, todos juntos.
Não permitais que a justiça seja lesada por nós pecadores,
que a ignorância nos desvie do caminho,
nem as simpatias humanas nos torne parciais,
para que sejamos um em Vós
e nunca nos separemos da verdade.
Nós Vo-lo pedimos
a Vós que, sempre e em toda a parte,
agis em comunhão com o Pai e o Filho pelos séculos dos séculos.
Amém.

(Santo Isidoro de Sevilha)