Dom Frei Severino Clasen participa da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

25 de Novembro de 2021

De forma remota, online, o Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, participa da primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que teve início dia 21 e termina em 28 de novembro. Os cerca de mil participantes se dividem presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe.

O tema a Assembleia Eclesial é “Todos somos discípulos missionários em saída”, conjugando a temática da Conferência de Aparecida e o apelo constante do pontificado do Papa Francisco para uma Igreja “em saída”.

“É a primeira assembleia eclesial, não episcopal, com maior participação de cristãos leigos e leigas. Nas exposições das temáticas, acentua-se a sinodalidade, retomada da Conferência de Aparecida. O sonho do Papa Francisco para uma Igreja em comunhão, sinodal. Ele não quer uma nova Igreja, quer a conversão pastoral e práticas novas”, comenta Dom Severino.

“Escutar e Transbordar”, pede o Papa à Assembleia

Através de uma mensagem, o Papa Francisco saudou os participantes do evento e ressaltou a importância da Assembleia para reavivar o espírito da Conferência de Aparecida, com o olhar voltado ao Sínodo de 2023, para impulsionar uma Igreja “em saída sinodal”. De modo especial, Francisco propõe duas palavras à atenção dos participantes: escutar e transbordar.

O dinamismo das assembleias eclesiais está no processo de escuta, diálogo e discernimento, escreveu o Papa. “Numa assembleia, o intercâmbio facilita ‘escutar’ a voz de Deus até escutar com Ele o clamor do povo, e escutar o povo até respirar nela a vontade a que Deus nos chama.” Portanto, o pedido de Francisco é que a Igreja procure escutar-se mutuamente e escutar os clamores dos mais pobres e esquecidos.

A segunda palavra – “transbordar” – se insere no contexto de encontrar caminhos que evitem que as diferenças se transformem em divisões e polarizações. “Neste processo, peço ao Senhor que esta Assembleia seja expressão do ‘transbordar’ do amor criativo do Espírito, que nos impulsiona a sair sem medo ao encontro dos demais, e que anima a Igreja para que, por um processo de conversão pastoral, seja cada vez mais evangelizadora e missionária.” O Pontífice conclui animando os participantes a viverem estes dias acolhendo com gratuidade e alegria este chamado a transbordar o Espírito no Povo fiel de Deus que peregrina na América Latina e no Caribe.

Participantes do Brasil

O Brasil está participando com uma delegação de 314 convidados, com as vagas distribuídas conforme as vinculações eclesiais, sendo 64 bispos distribuídos proporcionalmente ao número de dioceses dos 19 regionais da CNBB, 63 vagas para padres e diáconos, 63 vagas para religiosos e institutos seculares distribuídas segundo os diferentes carismas, 94 indicações para leigos cujas vagas foram distribuídas pela Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) observando as referências nos organismos ligados ao laicato como Conselho Nacional dos Leigos do Brasil (CNLB), CEBs, e também nas Pastorais, como a Familiar e a Juvenil.

Estão incluídas ainda 31 vagas que foram contempladas por pessoas que integram grupos excluídos, entre os quais participarão cinco indígenas brasileiros. Presencialmente, no México, estão participando o Arcebispo de São Paulo e delegado da CNBB junto ao Celam, cardeal Odilo Pedro Scherer, e a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Maria Inês Ribeiro.

Com informações da CNBB e do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).