Auto de Natal será apresentado nesta segunda, terça e quarta-feira na praça da Catedral

20 de Dezembro de 2021

Auto de Natal será apresentado nesta segunda, terça e quarta-feira na praça da Catedral

Promovido pela Associação Lírius, o Auto de Natal já se tornou tradição. O espetáculo foi encenado na cidade pela primeira vez em 2013, quando o sonho se tornou realidade. De lá pra cá houve muito aprimoramento, desde o cenário até mesmo o presépio, que passou a ser o oficial do Município em 2017, quando o espetáculo foi integrado ao Maringá Encantada - projeto de natal da cidade.

Para este ano o público já pode visitar o presépio gigante, que está instalado na praça da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. “Intitulado o ‘Grande Presépio’, as pessoas vão se impressionar com o tamanho dos personagens”, revela o diretor artístico e presidente da Lírius, diácono Anselmo Frugério. “São dois anjos laterais anunciando a chegada do menino Jesus, enquanto que, ao centro, os três reis magos vão ao encontro do Filho de Maria e José”, destaca.

As figuras, que possuem 4 metros de altura, compõem um cenário que transporta o espectador a um mundo antigo, com mais de 2 mil anos. Além do presépio, a Associação Lírius também apresentará, em outro palco, o Auto de Natal.

Sempre às 20h, as apresentações acontecem gratuitamente nos dias 20, 21 e 22 de dezembro, na mesma praça. E visando democratizar a participação de diversos público, o espetáculo contará com medidas de acessibilidade, entre elas, Libras e espaços para deficientes físicos e pessoas da terceira idade.

Quanto ao enredo, ele se passa na Zona Rural de Maringá de décadas atrás. Com simplicidade e sabedoria, um avô conta aos seus netos como teria ocorrido o nascimento do menino Jesus. Para essa finalidade, são utilizados elementos do cotidiano da roça: tulha de café, enxada, uma bicicleta, enfim. “Trata-se de uma forma de também nos conectarmos com a identidade regional para contar uma história global”, conta o diretor artístico.

George Coelho, presidente do Instituto Cultural Ingá (ICI), destaca a importância deste tradicional projeto. “Com o presépio e o Auto de Natal, Maringá se posiciona como um grande destino de turistas durante o período natalino”. E complementa, “O ICI atua como agência de fomento e incentivo dessa iniciativa desde 2013”.


Serviço
Auto de Natal

20, 21 e 22 de dezembro, às 20h

Praça da Catedral de Maringá

Gratuito

Lei Nacional de Incentivo à Cultura.

Patrocínio: COPEL, SANEPAR – Governo do Paraná, DICOMP e FERTIPAR.

Fomento à Cultura: Instituto Cultural Ingá.

Apoio: Arquidiocese de Maringá e Prefeitura Municipal.

Realização: Associação Lírius, Secretaria Especial da Cultural, Ministério do Turismo – Pátria Amada Brasil, Governo Federal.