Arquidiocese de Maringá realiza Assembleia e aprova projeto de Iniciação à Vida Cristã (IVC)

08 de Março de 2022

A Arquidiocese de Maringá realizou na tarde de sábado, 05 de março, Assembleia para avaliar o projeto de Iniciação à Vida Cristã (IVC), que deverá ser implementado nos próximos anos. Leigas e leigos, padres, religiosas, diáconos, seminaristas, coordenadores de pastorais, movimentos e organismos, participaram do encontro realizado no auditório São João Paulo II, anexo ao Seminário Arquidiocesano.

O projeto acolhido e aprovado pela Assembleia agora passará para a fase de implementação. A proposta aprovada tem o objeto de “desenvolver o processo de evangelização de inspiração catecumenal, à luz da

Palavra de Deus, a fim de suscitar o encontro pessoal com Jesus Cristo, a vivência comunitária da fé e a formação de discípulos missionários para a Igreja em saída”.

O texto faz referência ao Documento 107 da CNBB, que destaca a “necessidade de um projeto diocesano de Iniciação à Vida Cristã, no sentido de rever a ação pastoral para responder aos desafios da evangelização, principalmente na transmissão da fé”.

“Não se trata de fazer apenas reformas na catequese, mas rever toda a ação pastoral, a partir da Iniciação à Vida Cristã” (CNBB, 2017, p. 65).

Nesta perspectiva, o foco do projeto arquidiocesano é desenvolver ações de Iniciação à Vida Cristã tendo base a comunidade paroquial, ampliando a compreensão e a efetivação da IVC em toda a arquidiocese, a fim de articular diferentes grupos, setores, movimentos e pastorais.

Entre os destaques da proposta é alterar a ordem da ministração dos sacramentos: Batismo, Confirmação (Crisma) e Eucaristia.

Neste vídeo, veja a explicação do Arcebispo de Maringá, Dom Frei Severino Clasen; do coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Maringá, padre Genivaldo Ubinge; e Ir. Maria Sônia Viana, coordenadora arquidiocesana da Catequese.