Colônia Ucraniana acolhe Assembleia dos bispos do Paraná

14 de Março de 2022

Colônia Ucraniana acolhe Assembleia dos bispos do Paraná

Teve início nesse domingo, 13 de março, a Assembleia dos bispos do Paraná, na Colônia Marcelino, em São José dos Pinhais (PR). Pela primeira vez na história do Regional Sul 2 da CNBB, a Metropolia Católica Ucraniana São João Batista acolhe a Assembleia dos Bispos, que vai até terça-feira, 15. Segundo o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, os bispos estão com uma expectativa muito boa para esse momento: “Primeiro porque estarão reunidos novamente, depois de mais de um ano só com reuniões on-line, devido a pandemia da Covid-19. Segundo, porque será um momento de expressar solidariedade, proximidade e comunhão com os irmãos ucranianos, que estão sofrendo com a Guerra que está acontecendo na Ucrânia”.

A assembleia teve início com uma missa, celebrada no rito ucraniano, na Igreja Ucraniana Santíssima Trindade. Participam dessa Assembleia todos os arcebispos e bispos do Paraná, os dois bispos ucranianos, o presidente da Comissão Regional de Presbíteros, padre Emerson Lipinski, e o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski.

Avaliar a caminhada pastoral da Igreja no Paraná e programar as atividades do ano são alguns dos objetivos da Assembleia. Entre os assuntos em pauta estão: a Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África; a produção da Cartilha de Orientação Política 2022; a Campanha da Fraternidade 2022; a fase diocesana do Sínodo dos Bispos e questões administrativas do Regional Sul 2 da CNBB.

Para o Arcebispo da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, Dom Volodemer Koubetch, acolher os bispos do Paraná para a assembleia é um momento muito significativo. “Primeiro, por valorizar aquela comunidade que é histórica. Estamos celebrando o centenário da visita do Metropolita Andrey Sheptytsky, que foi um dos líderes mais importantes da Igreja Católica Ucraniana, tanto no sentido eclesial quanto civil na Ucrânia, e ele passou pela Colônia Marcelino. Depois, porque estamos celebrando os 50 anos de fundação da Eparquia São Batista (desde 2014, Metropolia). Com isso, essa Assembleia dos Bispos terá um sentido histórico profundo, pois vai valorizar a comunidade ucraniana e terá um grande sentido de eclesialidade”, afirmou Dom Volodemer.

Com informações do Regional Sul 2 da CNBB