Maringaense Walter de Souza Fernandes é eleito presidente do Conselho de Leigos do Regional Sul 2

15 de Março de 2022

O advogado Walter de Souza Fernandes, da Arquidiocese de Maringá, foi escolhido para presidir o Conselho Nacional do Laicato do Brasil do Regional Sul 2 da CNBB (CNLB Sul 2), no triênio 2022/2025.

A eleição ocorreu durante a XXXV Assembleia do CNLB Sul 2, realizada de 11 a 13 de março em Guarapuava. Participaram representantes de 13 dioceses, da Metropolia Católica Ucraniana e cinco entidades filiadas.

Na vice-presidência foi eleito Roberto Mistrorigo Barbosa, representando a província de Curitiba; segundo vice-presidente, Paulo Antonio Conte, da província de Maringá; terceiro vice-presidente, Alex Sander da Silva, da província de Cascavel; quarto vice-presidente, Jéfoni Nogari, da província de Londrina.

O presidente eleito disse que recebe com grande alegria a incumbência de levar à frente os trabalhos do CNLB do Paraná. “O grupo que foi eleito comigo é muito bom, muito qualificado, com uma caminhada já muito grande dentro da Igreja, envolvido com os problemas sociais, sabe se colocar politicamente no bom sentido, na política do bem comum”. Walter comentou também que o CNLB vai de imediato se dedicar ao projeto “encantar a política” sem esquecer o trabalho que vem sendo desenvolvido com relação ao pedágio no Paraná.

Na manhã do domingo, 13, Dom Giovane Pereira de Melo, Bispo Referencial Nacional para o Laicato, de forma on-line, apresentou o Projeto do CNLB Nacional e parceiros com o tema “Reencantar a Política”.

Na sequência o Arcebispo Metropolitano de Maringá, Dom Frei Severino Clasen, que é o referencial para o CNLB no Paraná, dialogou com o grupo, ouvindo os reivindicações e anseios e também falou sobre a importância da confiança e expectativa que a Igreja tem sobre o laicato.

Com informações de Jorge Teles – Central Cultura de Comunicação.